Aulas > 6º ano > Aula nº 17

Proporcionalidade direta. Regra de três simples.

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Sequências, Regularidades e Proporcionalidade Direta

Lição nº: 5 / Total: 7

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Introdução

introdução matemática

Dadas duas grandezas `A` e `B`, diz-se que `B` é diretamente proporcional a `A` quando ao multiplicar-se o valor da primeira por um dado número, o valor da segunda fica também multiplicado por esse mesmo número. Por outras palavras, a grandeza `B` é diretamente proporcional a `A` quando é constante o quociente dos valores de B pelos valores correspondentes de `A`, a este resultado chama-se constante de proporcionalidade.

A regra de três simples é um processo simples e prático, que nos permite resolver problemas de proporcionalidade direta, que envolvam quatro valores dos quais apenas conhecemos três.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 6º ano
Exercício de matemática do 6º ano
Exercício de matemática do 6º ano
Exercício de matemática do 6º ano
Exercício de matemática do 6º ano
Exercício de matemática do 6º ano


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Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
20 de Maio de 2021, 15h49

Mensagem de Fernanda Soares

Eu tenho muitas dúvidas em proporcionalidade diretas como determinar a constante de proporcionalidade

20 de Maio de 2021, 17h35

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Fernanda,
A constante de proporcionalidade pode ser obtida fazendo o quociente, ou seja, a divisão entre as duas grandezas que sabemos ser de proporcionalidade direta. Se vires o vídeo com atenção é mostrado um exemplo de como calcular o valor dessa constante de proporcionalidade.

23 de Março de 2024, 10h53

Mensagem de Álvaro

Bom dia Sr. Vítor, no exercício 6 eu não entendi a parte de termos que subtrair aqueles 180 aos 225 segundos. Porque é que não podemos dividir apenas os 225 pelos 60 segundos, o que daria 3,75 minutos?

23 de Março de 2024, 17h35

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Álvaro,
Sim, podemos perfeitamente apresentar a resposta como sendo 3,75 minutos. Desde que se tenha a noção, que a parte decimal não corresponde aos segundos. Isto porque alguns alunos interpretam erradamente, por exemplo, o número 4,25 minutos como sendo 4 minutos e 25 segundos, quando na realidade se trata de 4 minutos e 15 segundos. Mas a resposta pode ficar 3,75 minutos ou em alternativa 3 minutos e 45 segundos. Ambas estão certas.

23 de Março de 2024, 17h56

Mensagem de Álvaro

Eu seria um desses a fazer essa interpretação, porque não consegui acompanhar o raciocínio. Poderia deixar aqui mais algum exemplo resolvido desta parte de determinar os minutos e segundos do final do exercício? Obrigado.

25 de Março de 2024, 08h42

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Álvaro,
A melhor forma de converter um número em minutos, para minutos e segundos é proceder da seguinte forma: supondo que se pretende converter 2,5 minutos, basta multiplicar a parte decimal por 60. Assim sendo, 2,5 minutos é igual a 2 minutos e (0,5 x 60 = 30) 30 segundos. Mais um exemplo para que fique claro: 5,2 minutos é igual a 5 minutos e (0,2 x 60 = 12) 12 segundos.

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