Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!
Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Introdução ao Cálculo Diferencial I. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa noite. como se resolve a equação 5x^3 - 4x +1 = 0 sem qualquer recurso à calculadora? obrigada pela atenção.
Olá Joana,
Normalmente apenas respondo a dúvidas que estejam relacionadas com o exercício proposto. Mas, vou abrir uma exceção. Enquanto que para as equações do 2º grau existe a fórmula resolvente, nesta equação que submetes, que é uma equação do 3º grau incompleta, os alunos do ensino secundário não aprendem nenhuma fórmula para as resolver. No entanto, existem algumas técnicas que podemos aplicar. Neste caso concreto, podemos ir por tentativas descobrir um dos zeros da equação. Depois de descobrir o primeiro zero usamos a regra de Ruffini para conseguir baixar um grau à equação. A partir daí temos uma equação de segundo grau que já conseguimos resolver.
muito obrigada :) parabéns pelo vosso trabalho!
A maior parte dos exercícios de Introdução ao Cálculo Diferencial I aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.