Aulas > 6º ano > Sólidos Geométricos e Volumes > Aula nº 5

Volume de prismas e cilindros.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Sólidos Geométricos e Volumes

Aula Nº: 5 / Total: 5

ant. voltar

Concluir o 6º ano 24%

Introdução

introdução matemática

Independentemente de pretendermos calcular o volume de um prisma (um cubo, um paralelepípedo, um prisma triangular, etc.) ou de um cilindro, a fórmula de cálculo é sempre a mesma. Para qualquer um destes sólidos geométricos, o volume pode ser calculado da seguinte forma: `V = A_b xx h`. Isto é, basta conhecer a área da base e multiplicar esse valor pela altura. No fundo, aquilo que muda é apenas o formato da base, que no caso do cubo é um quadrado, no caso do paralelepípedo é um retângulo, no caso do prisma triangular é um triângulo, no caso do cilindro é um círculo e assim por diante. Nesta matéria, é necessário portanto, que tenham bem presente as fórmulas para calcular as áreas de algumas superfícies planas.





Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.