Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
O circuncentro é o centro de uma circunferência circunscrita no triângulo. Assim sendo, está à mesma distância dos três vértices. Para achar este ponto, basta encontrar o lugar onde se encontram as mediatrizes do triângulo.
O incentro é o centro de uma circunferência inscrita no triângulo. Por este motivo, fica à mesma distância de todos os seus lados. Este é o ponto de encontro das bissetrizes do triângulo.
O ortocentro encontra-se na região interna do triângulo se este é acutângulo, coincide com o vértice do ângulo reto se for retângulo e encontra-se fora do triângulo no caso deste ser obtusângulo. Este ponto pode ser encontrado através da interseção das alturas de um triângulo.
O baricentro é o centro de gravidade do triângulo. Se suspendermos um triângulo pelo seu baricentro, ele fica em equilíbrio. Este ponto está a uma distancia de dois terços da mediana em relação ao vértice correspondente. Pode ser facilmente encontrado no lugar onde se cruzam as medianas do triângulo.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Olá professor, no vídeo de resolução do exercício nº 5 na alínea b) penso que a resposta deveria ser: o comprimento de PN = PB + BN = 6+3 = 9 cm e não 6 cm.
Cumprimentos, Gonçalo
Olá Gonçalo,
Obrigado pela chamada de atenção. Tens toda a razão! Por lapso, estou a indicar o comprimento do segmento de reta [PB], quando na realidade, aquilo que é pedido é o comprimento do segmento de reta [PN]. A resposta certa será portanto 9 cm.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.