Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
O sistema usado nas democracias baseia-se no chamado voto plural, que é mais conhecido pela frase «Um homem, um voto». Aqui «homem» representa qualquer cidadão, maior de idade, independetemente do género.
Parece um sistema justo. Mas não está isento de paradoxos. o matemático francês Jean-Charles Borda foi o primeiro a estudar sistematicamente a questão. O que descobriu surpreendeu os seus contemporâneos. Olhando para o sistema eleitoral como um método de agregar opiniões para encontrar uma escolha coletiva, notou que métodos diferentes conduzem, a resultados diferentes. Para resolver o paradoxo, Borda propôs um sistema que veio a ser conhecido como método de Borda. É semelhante ao que é aplicado no Festival da Canção e em outros concursos. Em vez do voto plural, Borda dava a cada eleitor a possibilidade de atribuir uma pontuação a cada candidato. Por exemplo, se houvesse 3 candidatos para uma determinada posição, cada eleitor daria 3 pontos ao candidato que preferisse, 2 pontos ao da sua segunda preferência e apenas 1 ponto ao que gostasse menos. Os pontos seriam depois somados e a escolha recairia sobre o candidato com maior pontuação.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa tarde,
Preciso de entender bem o método de Borda, para conseguir explicar ao meu filho.
Olá Maria José,
O meu conselho é que assista primeiro ao vídeo com a explicação. De seguida, tente resolver os exercícios propostos (em conjunto com o seu filho), de preferência sem olhar para a resolução. No final compare o resultado que obteve com a nossa solução. Se o resultado a que chegou for diferente do nosso, tente perceber onde é que errou. Sobretudo não desista! A aplicação do método de Borda é mais ou menos intuitiva. Penso que não irá ter problema em perceber como é que funciona.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.