Aulas > 11º ano > Aula nº 44

Reta de mínimos quadrados, amostras bivariadas e coeficiente de correlação.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Estatística

Lição nº: 1 / Total: 1

voltar

Concluir o 11º ano 0%

Introdução

introdução matemática

Muitas vezes há estudos estatísticos que incidem sobre duas caraterísticas da mesma população com o intuito de verificar se existe algum tipo de relação entre elas. Em muitas situações, a variação de uma dessas características influencia a variação da outra, como por exemplo: o tempo de estacionamento num parque e o preço a pagar.

Partindo do exemplo anterior, se marcarmos num gráfico os pontos em que a abcissa representa o tempo de estacionamento e as ordenadas representam o preço a pagar obtemos uma nuvem de pontos a que se dá o nome de diagrama de dispersão. Com base na forma como a nuvem de pontos está distribuída é possível verificar se existe correlação e se esta é positiva ou negativa. Neste capitulo da estatística vais aprender a calcular o coeficiente de correlação.

Em estudos de distribuições bidimensionais, isto é, quando trabalhamos com amostras bivariadas, se existir correlação entre as variáveis em estudo, muitas vezes interessa prever o valor de uma das variáveis, conhecido o valor da outra. A procura de uma função matemática que se ajuste o melhor possível à nuvem de pontos leva-nos neste capitulo ao estudo da reta de regressão, também conhecida por reta dos mínimos quadrados.





Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
09 de Julho de 2020, 10h15

Mensagem de Carlos

Olá!
Em relação às estimativas de um valor, é possível (nas Casio, mas assumo que nas outras máquinas também) copiar a equação da reta de regressão linear quando se está no ecrã mostrado aquando do cálculo da mesma (i.e. Reg, que o prof. mostra). Para isso, basta clicar F6 COPY e selecionar uma opção do menu GRAPH. Depois têm de ir ao menu GRAPH, "desenhar" o gráfico e G-Solv -> F6 -> Y-CAL e colocar o valor desejado (que, no caso do exercício, era 200).
Cumps.

09 de Julho de 2020, 11h28

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Carlos,
Obrigado pela dica. De facto, dá bastante jeito!

04 de Outubro de 2020, 12h40

Mensagem de Miguel Santos

Olá! Eu percebi que a variável explicativa, corresponde ao eixo dos x e a variável resposta corresponde ao eixo dos y. No entanto, em situações do meu livro de Matemática A "Expoente 11", em alguns exercícios, a variável explicativa e a variável resposta estão ao contrário. Era a ver se me podiam ajudar.
Obrigado.

05 de Outubro de 2020, 08h43

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Miguel,
Num estudo estatístico, a variável explicativa está associada à variável independente, normalmente designada por `x`. Enquanto que a variável resposta (ou variável explicada) está associada à variável dependente, normalmente designada por `y`. Mas aquilo que é importante perceber é que estamos a analisar a existência de correlação entre estas duas variáveis. Assim sendo, queremos saber se a variável explicativa ajuda (ou não) a explicar o comportamento da variável resposta. Por conveniência de interpretação do gráfico, este pode ser desenhado na vertical ou na horizontal, o que pode originar uma troca dos eixos. No entanto, se perceberes o papel de cada uma das variáveis, a sua identificação é relativamente fácil.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.