Aulas > 11º ano > Estatística > Aula nº 1

Reta de mínimos quadrados, amostras bivariadas e coeficiente de correlação.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 1 / Total: 1
voltar

Introdução

Muitas vezes há estudos estatísticos que incidem sobre duas caraterísticas da mesma população com o intuito de verificar se existe algum tipo de relação entre elas. Em muitas situações, a variação de uma dessas características influencia a variação da outra, como por exemplo: o tempo de estacionamento num parque e o preço a pagar.

Partindo do exemplo anterior, se marcarmos num gráfico os pontos em que a abcissa representa o tempo de estacionamento e as ordenadas representam o preço a pagar obtemos uma nuvem de pontos a que se dá o nome de diagrama de dispersão. Com base na forma como a nuvem de pontos está distribuída é possível verificar se existe correlação e se esta é positiva ou negativa. Neste capitulo da estatística vais aprender a calcular o coeficiente de correlação.

Em estudos de distribuições bidimensionais, isto é, quando trabalhamos com amostras bivariadas, se existir correlação entre as variáveis em estudo, muitas vezes interessa prever o valor de uma das variáveis, conhecido o valor da outra. A procura de uma função matemática que se ajuste o melhor possível à nuvem de pontos leva-nos neste capitulo ao estudo da reta de regressão, também conhecida por reta dos mínimos quadrados.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.