Aulas > 11º ano > Trigonometria e Funções Trigonométricas > Aula nº 1

Triângulo retângulo e razões trigonométricas.

video

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida sobre os exercícios propostos, consulta a resolução ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Trigonometria e Funções Trigonométricas

Aula Nº: 1 / Total: 10

voltar seg.

Terminar o 11º ano 2%

Introdução

A trigonometria é um dos domínios mais úteis da Matemática. Tem muitas aplicações na Engenharia, na Astronomia e em muitos outros ramos de atividade. Em particular, o seu uso é importante na determinação de distâncias que são difíceis ou impossíveis de obter diretamente como, por exemplo, distâncias sobre o mar, altitudes em pontos inacessíveis, distâncias entre planetas…





Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
29 de Setembro de 2015, 16h31

Mensagem de Yash

Boa tarde, saudações de Maputo! Uso o matematica.pt e facilita-me muito os estudos, ja que sou um aluno com muitas duvidas a matematica. Tenho um comentario, não seria melhor no exercicio 2 esclarecer que o exercicio, nos calculos intermedios devia de manter pelo menos 3 casas decimais, assim de forma a facilitar a alunos com dificuldade, mais facilidade a perceber que os calculos estao a ser feitos bem. Obrigado!

29 de Setembro de 2015, 18h54

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Yash,
Cumprimentos para Moçambique. Fico muito contente por saber que o site não é apenas utilizado em Portugal, mas também por outros estudantes dos PALOP.
Quanto ao enunciado do exercício 2 tens razão, não é dito em lado nenhum que o cálculo deverá ser feito com três casas decimais, mas por norma, sempre que se trabalha com ângulos é essa a aproximação utilizada.
Faço votos para que consigas obter bons resultados e superar as tuas dificuldades.

20 de Junho de 2020, 14h31

Mensagem de Eduardo

Olá,
Gostaria de compreender, porque razão, no exercício 7 se assume que os ângulos em A e B são retos? Poderiam ser 91º ou 89º! Obrigado.

22 de Junho de 2020, 09h56

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Eduardo,
Obrigado pela chamada de atenção. Voltei a ver o exercício 7 e tens razão. O enunciado está mal formulado, na medida em que nada nos diz que os referidos ângulos são retos. Neste tipo de exercícios é muito importante não assumirmos que determinado ângulo é de 90º só porque "parece", tem que vir referido no enunciado ou estar indicado na figura.

10 de Julho de 2020, 12h17

Mensagem de João Pedro Buny Ferreira Alves

Conteúdo espetacular!! Está tudo muito bom, só acho que no 5º exercício se devia de dizer que para além do sen ser 0,6 a tan é 0,75 mas tirando isso está impecável. Muito obrigado por todo este conteúdo!

10 de Julho de 2020, 18h54

Mensagem de Vitor Nunes

Olá João,
Obrigado pelas palavras de elogio. Fico muito satisfeito por saber que o site é útil e que de facto é uma mais valia, na medida em que, consegue ajudar muitos alunos a superar as suas dificuldades na matemática. Vamos tentar continuar a crescer e a acrescentar cada vez mais e melhor conteúdo.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.