Aulas > 11º ano > Trigonometria e Funções Trigonométricas > Aula nº 2

Fórmula fundamental da trigonometria. Fórmulas e ângulos fundamentais.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 2 / Total: 10
ant. voltar seg.

Introdução

Desde a mais remota Antiguidade, os matemáticos e, em especial, os astrónomos, reconheceram a necessidade de estudar as razões (quocientes) entre certas medidas dos triângulos, relacionando-as com os respetivos ângulos.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
01 de Novembro de 2016, 17h43

Mensagem de Pardal

No exercício 4 na parte final, não se podia, em vez de por na parte final tudo sobre o mesmo denominador, ter aplicado a fórmula, tg ao quadrado +1=1/cos ao quadrado?

03 de Novembro de 2016, 21h46

Mensagem de Vitor Nunes

Olá, a resposta é sim.
Na parte final poderia seguir o processo de resolução que indicas. Neste tipo de demonstrações, tal como é referido no vídeo, não existe apenas um caminho a seguir. Por vezes, até acontece os professores não escolherem o caminho mais curto ou aquele que é mais evidente! No entanto, desde que se sigam as regras matemáticas, todos os caminhos são válidos. O que interessa é que consigamos demonstrar aquilo que se pretende provar.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.