Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Desde a mais remota Antiguidade, os matemáticos e, em especial, os astrónomos, reconheceram a necessidade de estudar as razões (quocientes) entre certas medidas dos triângulos, relacionando-as com os respetivos ângulos.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
No exercício 4 na parte final, não se podia, em vez de por na parte final tudo sobre o mesmo denominador, ter aplicado a fórmula, tg ao quadrado +1=1/cos ao quadrado?
Olá, a resposta é sim.
Na parte final poderia seguir o processo de resolução que indicas. Neste tipo de demonstrações, tal como é referido no vídeo, não existe apenas um caminho a seguir. Por vezes, até acontece os professores não escolherem o caminho mais curto ou aquele que é mais evidente! No entanto, desde que se sigam as regras matemáticas, todos os caminhos são válidos. O que interessa é que consigamos demonstrar aquilo que se pretende provar.
No ultimo exercício na alínea a) tem a expressão sen 45° cos 30° + raiz 2 tg 60°.
Na resolução o sinal + passa a ser -
Será um erro?
Olá Ana,
De facto no enunciado do vídeo o sinal aparece trocado. Mas na imagem do exercício que está nesta página o sinal está negativo, portanto está certo. Ainda assim, obrigado pela chamada de atenção.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.