Aulas > 12º ano > Cálculo de Limites > Aula nº 1

Propriedades dos limites.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 1 / Total: 5
voltar seg.

Introdução

Para determinar os limites de certas funções é cómodo recorrer a teoremas relativos a operações com limites. Nesta aula vão ser apresentadas as principais regras operatórias com limites finitos e infinitos. A demonstração dessas regras não faz parte do programa de matemática para o 12º ano.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 3 comentários/dúvidas.
24 de Março de 2015, 15h37

Mensagem de Tiago Ferreira

Boa tarde! Uma pergunta: no exercício 2 eu não percebi muito bem porque se substituiu o limite de x por 1. A substituição do limite de 3 por 3 eu percebi, está nas propriedades. Mas a do x por 1 não entendi. Se me poderem ajudar, agradeço.
Continuação de um bom trabalho!

25 de Março de 2015, 11h26

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Tiago,
Não consegui entender muito bem a tua pergunta.
No exercício 2 primeiro aplicou-se a propriedade que nos permite passar do limite de uma divisão para a divisão dos limites. E assim separamos a fração em que tanto o numerador como o denominador tem um limite para ser calculado. Em seguida, no caso do numerador (como o `x` tende para 1) substituiu-se o `x` por 1 e calculou-se `3xx1`. No caso do denominador recorreu-se ao gráfico para conhecer o valor do limite quando `x` tende para 1

25 de Março de 2015, 12h47

Mensagem de Tiago Ferreira

Bom dia! De qualquer forma acabou por me responder à pergunta. E depois de a te feito acabei por entender a minha dúvida com o exercício seguinte.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.