Aulas > 11º ano > Trigonometria e Funções Trigonométricas > Aula nº 3

Lei dos senos.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 3 / Total: 10
ant. voltar seg.

Introdução

A lei dos senos aplica-se, habitualmente, quando se pretende determinar elementos de um triângulo e se conhecem a medida do comprimento de um dos lados e a medida de amplitude de dois dos seus ângulos internos. Esta situação é normalmente designada nos manuais escolares por ALA ou LAA, consoante os dois ângulos conhecidos sejam, ou não, os ângulos adjacentes ao lado conhecido.


Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
15 de Janeiro de 2019, 10h48

Mensagem de Ana

Achei o exercício número 2 um pouco confuso, pois no enunciado devia estar explícito que o ângulo B^CD é um ângulo retângulo...

15 de Janeiro de 2019, 17h45

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ana,
É verdade que o enunciado do exercício não refere que o ângulo `B hat C D` é reto, mas isso não é necessário vir no enunciado! Isto porque, é suposto os alunos saberem que qualquer ângulo inscrito numa semicircunferência possui `90º` de amplitude. Ora esse é precisamente o caso do ângulo que referes, trata-se de uma ângulo inscrito, cuja amplitude do seu arco é `180º`, logo a sua amplitude é metade do seu arco e assim concluímos que se trata de um ângulo reto. Boa sorte para os testes!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.