Praticar Matemática > 9º ano > Equações e Funções > Exercício 21

Exercícios de Equações e Funções

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Equações e Funções. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 21 / Total: 39

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla de matemática publicado em 2014

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 3 comentários/dúvidas.
08 de Abril de 2015, 15h19

Mensagem de Renato

Não percebo para que é que serve binómio discriminante, será que podia explicar melhor qual a sua utilidade? Obrigado.

09 de Abril de 2015, 09h32

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Renato,
O Binómio Discriminante está relacionado com a Fórmula Resolvente de equações do 2º grau, que é a seguinte: `x=(-b +- sqrt(b^2 - 4ac))/(2a)`. O interior da raiz é designado pela letra grega Delta `Delta` que é chamado de Binómio Discriminante, assim sendo `Delta = b^2 - 4ac`. Como não pode haver raizes quadradas negativas, se `Delta < 0` a equação de 2º grau não tem solução, se `Delta = 0` a equação tem uma solução e se `Delta > 0` a equação tem duas soluções.

09 de Abril de 2015, 10h34

Mensagem de Renato

Bom dia professor Vitor,
Obrigado pelo esclarecimento, foi muito rápido a responder e finalmente percebi para que é que serve. Serve para contar o número de soluções da equação. Nas aulas, não tinha conseguido entender isso. Boa continuação.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Equações e Funções aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.