Aulas > 9º ano > Aula nº 2

Intervalos de números reais.

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Inequações

Lição nº: 2 / Total: 6

ant. voltar seg.

Concluir o 9º ano 94%

Introdução

introdução matemática

Quando falamos dos divisores do número 12 estamos a referir-nos ao conjunto `D_12={1,2,3,4,6,12}`. Ao representá-lo desta forma, diz-se que o conjunto está representado em extensão, enquanto que "divisores de 12" está representado em compreeensão.

Mas como representar, em extensão, todos os números reais que se encontram entre 1 e 12? Trata-se de um conjunto infinito, logo não podemos estar a enumerá-los todos. É aqui que surge a noção de intervalo de número reais, para assim representar esse conjunto da seguinte forma: `[1,12]`.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
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Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
18 de Agosto de 2021, 19h39

Mensagem de Carlos

No exercício 3, como a questão nao indica a que casa arredondar, se em vez de arredondar-mos às milésimas e arredondar-mos antes às centésimas a resposta correta já seria a D, correto?

19 de Agosto de 2021, 09h24

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Carlos,
Não está certo. Repara que a opção D só inclui exatamente dois números, e nenhum deles é igual à raiz quadrada de cinco. A resposta certa terá que ser sempre a opção B, uma vez que se trata de um conjunto com um número infinito de números e um desses números é exatamente a raiz quadrada de cinco. Concluindo, o exercício 3 não é sobre arredondamentos, mas sim sobre perceber a diferença entre conjuntos com chavetas e conjuntos com parêntesis retos (abertos ou fechados).

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