Aulas > 7º ano > Aula nº 36

Mediana de um conjunto de dados numéricos.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Organização e Tratamento de Dados

Lição nº: 4 / Total: 4

ant. voltar

Concluir o 7º ano 0%

Introdução

introdução matemática

A mediana à semelhança da moda e da média é uma medida de localização central. Isto porque, apresentam os dados estatísticos pelos seus valores médios, em torno dos quais tendem a concentrar-se os valores observados. Para determinar a mediana procede-se da seguinte forma:

- Se `n` é ímpar, a mediana corresponde ao valor central, isto é, ao valor do elemento de ordem `(n+1)/2` da sequência ordenada de dados.
- Se `n` é par, a mediana corresponde à média aritmética dos dois valores centrais, isto é, aos valores dos elementos de ordem `n/2` e `n/2+1` da sequência ordenada de dados.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
08 de Novembro de 2022, 14h43

Mensagem de Andreia

Boa tarde, no exercício 2, a resposta está errada. O resultado é 30 e não 15 pois, 60 : 2 = 30.

09 de Novembro de 2022, 14h38

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Andreia,
Obrigada pela chamada de atenção. Tem toda a razão, na parte final do exercício 2, quando é calculado o valor da mediana, o resultado correto é 30. Em todo o caso, o raciocínio está correto, o lapso está apenas no último cálculo.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.