Aulas > 8º ano > Aula nº 32

Representação de funções. (revisão)

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Gráfico de Funções

Lição nº: 1 / Total: 5

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Introdução

introdução matemática

Uma função só fica definida se for conhecido o domínio, o conjunto de chegada e a correspondência entre os elementos do domínio e os elementos do conjunto de chegada. Existem várias formas diferentes de representar uma função, tais como: expressão algébrica, diagrama de setas, gráfico cartesiano, gráfico e tabela. Todas estas formas apresentam algum tipo de vantagem e desvantagem. A escolha da forma como se pretende representar a função irá depender da maneira como se pretende transmitir a informação, para que esta fique o mais percetível possível.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 8º ano
Exercício de matemática do 8º ano
Exercício de matemática do 8º ano
Exercício de matemática do 8º ano
Exercício de matemática do 8º ano


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Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
26 de Novembro de 2024, 14h55

Mensagem de Miguel Herrera Ribeiro

No exercício 2, o conjunto de partida é o conjunto dos números naturais e o de chegada é o conjunto dos números racionais. Sendo assim, x pode ser igual a -2, como aparece na alínea b?

26 de Novembro de 2024, 15h59

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Miguel,
O exercício não indica em lado nenhum que o conjunto de partida corresponde aos números naturais, nem tão pouco é referido que o conjunto de chegada corresponde ao dos números racionais. Portanto, não há problema nenhum em que o `x` corresponda ao valor `-2`.

03 de Setembro de 2025, 17h48

Mensagem de Daniel

Boa tarde Sr Vitor, O Miguel tem razão mas apenas se enganou no número do exercicio, repare que no exercicio nº3 na alinea b, o exercicio solicita a imagem do obecto (-2), no entanto o enunciado indica que o conjunto de partida é N (naturais) e o de chegada é Q (racionais). Logo, não podemos considerar (-2) como um possivel objecto desta função. Corrija-me se estiver errado.

04 de Setembro de 2025, 16h07

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Daniel,
Bem observado. Quando resolvi o exercício 3, realmente não reparei que o conjunto de partida era `NN`. Assim sendo, no vídeo com a resolução do exercício, na alínea b, deveria ser dito que não é possível calcular a imagem do objeto `-2`, uma vez que não faz parte do conjunto dos números naturais. Obrigado pela chamada de atenção!

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