Aulas > 12º ano > Funções Exponenciais e Funções Logarítmicas > Aula nº 1

Função exponencial e função logarítmica.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 1 / Total: 4
voltar seg.

Introdução

O estudo de funções, abordado até agora repartiu-se por duas vertentes:
- Generalidade sobre funções: definição, domínio, contradomínio, objetos, imagens, representação gráfica, zeros, injetividade, paridade, transformações dos gráficos por simetrias e/ou translações, inversão de funções injetivas, identificação das assímtotas, interpretação dos gráficos, …
- Estudo, em particular, de funções polinomiais, com destaque para o estudo das funções afins e quadráticas, funções racionais não polinomiais e funções irracionais, que no seu conjunto representam as funções algébricas.

Vamos agora dar inicio ao estudo de duas função não algébricas: a família das funções exponenciais e a das funções logarítmicas. Como é óbvio todas as aprendizagens relativas as “generalidades sobre funções” são indispensáveis para o estudo que se vai desenvolver. As funções exponencial e logarítmica desempenham um papel fundamental na modelação de problemas nas Matemáticas Aplicadas, na Economia, no Comércio e em muitas outras áreas. São usadas por exemplo nas Finanças para calcular o valor de um investimento, em Demografia para prever a dimensão de uma população, nas Ciências da Saúde para estudar a propagação de epidemias, na Arqueologia para datar achados pré-históricos, etc.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 12 comentários/dúvidas.
03 de Janeiro de 2015, 11h25

Mensagem de samuel

Bom dia,
Não tenho dificuldade em utilizar as fórmulas dos logaritmos, mas ainda não consegui perceber para que é que servem os logaritmos, isso ajuda-nos em quê?
Já agora, parabéns pelo site, os exercícios de matemática fornecidos são muito úteis para podermos praticar e a resolução em vídeo vem mesmo ajudar quando estamos encalhados numa pergunta!

06 de Janeiro de 2015, 09h37

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Samuel,
Dito de um forma simples, os logaritmos ajudam-nos a resolver equações em que a incógnita aparece como expoente de uma potência. Antes de teres aprendido esta noção de logaritmos não conseguias resolver este tipo de equações, agora já consegues!
Continua assim curioso, quando conseguimos entender o porquê das coisas, fica mais fácil aplicar esses conceitos, seja na matemática seja em qualquer área. Bons estudos!

05 de Março de 2015, 20h22

Mensagem de maria eduarda de lima

Bom!! Eu queria saber se e possivel descrever funçoes logaritmicas com exemplo facil?!

06 de Março de 2015, 11h03

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Maria Eduarda,
Não estou bem certo de ter entendido a pergunta.
A função Logarítmica é a função Inversa da função Exponencial. Como exemplo de uma função logarítmica temos `f(x) = log (x)` que é uma função crescente em todo o seu domínio, tal como a função exponencial. Mas, ao contrário desta, o seu crescimento vai sendo cada vez mais lento, à medida que o `x` caminha para mais infinito.
Se calhar, isto não foi de grande ajuda, mas a tua pergunta também não é clara.

11 de Março de 2015, 14h52

Mensagem de Tiago Ferreira

No exercício 11 eu atribuí um valor a k (por exemplo, 16, já que respeita a condição k>4) e fui resolvendo as equações até me dar o valor esperado. Posso fazer desta forma ou seria aconselhável resolver da forma proposta?

12 de Março de 2015, 09h38

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Tiago,
Não está incorreto, mas a escolha do número 16 foi aleatória ou obedeceu a alguma regra? Digo isto, porque a soma da linha de um triângulo de Pascal é da forma `2^n` acontece que o 16 é `2^4` e portanto é um número válido, mas se tivesses escolhido o número 15, já não seria válido. No teu caso escolhendo o 16, permite-nos saber que o terceiro elemento da linha anterior é `text()^3C_2` e assim sendo, pode-se resolver as 4 hipóteses até dar este número. É uma boa estratégia, parabéns!

19 de Julho de 2016, 20h06

Mensagem de David Santos

Boas, no exercício 10, 2/3º passo, dependendo como virem as coisas, os parentesis estão errados. O k passa a ser o expoente de x. Não do logaritmo todo, nem da exponencial.

21 de Julho de 2016, 08h44

Mensagem de Vitor Nunes

Olá David,
Por vezes os professores também cometem erros, mas felizmente não é o caso. Voltei a ver o vídeo e a demonstração está correta. No 2º passo a variável `k` passa a ser o expoente de todo o logaritmo. Repara que o vídeo faz referência à seguinte regra das potências: `a^(nm) = (a^n)^m`. É a utilização desta regra que permite o uso dos parêntesis e assim concluir a demonstração. Espero que percebas a explicação.

03 de Janeiro de 2017, 15h41

Mensagem de Patrícia

Boa Tarde,
No exercício 13, eu não percebi porque é que o a elevado log a b é todo igual a 3, não deveria ser apenas o expoente (log a b)?

04 de Janeiro de 2017, 18h49

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Patrícia,
Aconselho-te a voltar a ver o vídeo porque estás equivocada. Lá menciona que `a^(log_a b) = b` e não 3 como referes. Se calhar a minha letra não é das melhores e confundiste `b` com `3`.

22 de Novembro de 2017, 16h59

Mensagem de Joana

Boa tarde, como posso determinar o contradomínio de uma função logarítmica?

22 de Novembro de 2017, 18h44

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Joana,
Normalmente não é feito o cálculo do contradomínio de uma função logarítmica porque este é `RR`. Já o domínio da função logarítmica, pode variar consoante a função. A forma mais fácil de obter o domínio consiste em garantir que o conteúdo do logaritmo é sempre maior que zero.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.