Aulas > 5º ano > Aula nº 9

Frações equivalentes. Simplificação de frações.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Números Racionais Não Negativos

Lição nº: 2 / Total: 6

ant. voltar seg.

Concluir o 5º ano 67%

Introdução

introdução matemática

Duas ou mais frações são consideradas equivalentes sempre que representam o mesmo número. Por exemplo as frações `1/3` e `2/6` são frações equivalentes. Para obter uma fração equivalente a outra dada, multiplica-se ou divide-se o numerador e o denominador da fração pelo mesmo número natural.

Simplificar uma fração é o método que consiste em obter uma outra fração equivalente à dada, mas com termos menores. Quando uma fração já não pode mais ser simplificada recebe o nome de fração irredutível. Isto acontece sempre que o numerador e o denominador são primos entre si, isto é, o único divisor que têm em comum é o número 1.



Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
02 de Maio de 2020, 06h25

Mensagem de Priscila

Parabéns Inês. Sou uma mamã de 38 anos, estou a estudar para os exames nacionais de 2021, para realizar um sonho. Quero estudar Medicina, e a suas explicações estão a fazer-me recordar matérias que não via há cerca de 28 anos. Um beijinho.

02 de Maio de 2020, 09h40

Mensagem de Inês Nunes

Olá Priscila,
Acho que nunca é tarde para se voltar a estudar. Ainda por cima se está a perseguir um sonho, aposto que só isso já é motivação suficiente para voltar aos livros. Desejo-lhe boa sorte e qualquer dúvida que apareça não hesite em colocar, estamos aqui para ajudar.

15 de Maio de 2020, 22h35

Mensagem de Sérgio

Boas. Detetei um erro no exercício 2, em que referem que o 15 é divisível por 2.
Obrigado e continuação de bom trabalho!

16 de Maio de 2020, 08h11

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Sérgio,
Tens toda a razão. Por distração é dito que o número 15 dá para dividir por 2. Aquilo que se pretendia era dizer que dá para dividir por 5. Obrigado por ter reportado o erro. Em conclusão, fica aqui o reparo que a fração `15//10` não é irredutível, porque pode ser simplificada para `3//2`.

01 de Setembro de 2020, 22h42

Mensagem de Nelson

Olá,
Gostaria de colocar a seguinte questão em relação ao exercício 3:
Fala-se que a Rita e a Joana planearam um percurso mas que nenhuma das duas chegou até ao fim. Estamos a falar de um percurso "x"?
Porque caso contrário, para o percurso ser o mesmo ambas as frações teriam de ter o mesmo denominador. Tal como está a Joana chegou mais longe (0.8) mas o seu percurso também era mais curto (8/10) enquanto o percurso da Rita era mais longo (11/15) logo, só cumpriu 0.79.
Corrijam-me por favor. Obg

02 de Setembro de 2020, 10h04

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Nelson,
O exercício refere que elas planearam um percurso, partimos do principio que é um percurso comum às duas. Não é necessário que ambas as frações tenham o mesmo denominador. Isto porque, a fração, não nos indica nunca o tamanho do percurso, mas sim que parte do percurso é que percorreram. Por exemplo, a Joana percorreu oito décimos do percurso, isto significa que se dividirmos o trajeto em dez partes, ela percorreu oito dessas dez partes. Espero que fiques esclarecido!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.