Aulas > 5º ano > Aula nº 9

Frações equivalentes. Simplificação de frações.

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Números Racionais Não Negativos

Lição nº: 2 / Total: 6

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Concluir o 5º ano 67%

Introdução

introdução matemática

Duas ou mais frações são consideradas equivalentes sempre que representam o mesmo número. Por exemplo as frações `1/3` e `2/6` são frações equivalentes. Para obter uma fração equivalente a outra dada, multiplica-se ou divide-se o numerador e o denominador da fração pelo mesmo número natural.

Simplificar uma fração é o método que consiste em obter uma outra fração equivalente à dada, mas com termos menores. Quando uma fração já não pode mais ser simplificada recebe o nome de fração irredutível. Isto acontece sempre que o numerador e o denominador são primos entre si, isto é, o único divisor que têm em comum é o número 1.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano


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Foram feitos 8 comentários/dúvidas.
02 de Maio de 2020, 06h25

Mensagem de Priscila

Parabéns Inês. Sou uma mamã de 38 anos, estou a estudar para os exames nacionais de 2021, para realizar um sonho. Quero estudar Medicina, e a suas explicações estão a fazer-me recordar matérias que não via há cerca de 28 anos. Um beijinho.

02 de Maio de 2020, 09h40

Mensagem de Inês Nunes

Olá Priscila,
Acho que nunca é tarde para se voltar a estudar. Ainda por cima se está a perseguir um sonho, aposto que só isso já é motivação suficiente para voltar aos livros. Desejo-lhe boa sorte e qualquer dúvida que apareça não hesite em colocar, estamos aqui para ajudar.

15 de Maio de 2020, 22h35

Mensagem de Sérgio

Boas. Detetei um erro no exercício 2, em que referem que o 15 é divisível por 2.
Obrigado e continuação de bom trabalho!

16 de Maio de 2020, 08h11

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Sérgio,
Tens toda a razão. Por distração é dito que o número 15 dá para dividir por 2. Aquilo que se pretendia era dizer que dá para dividir por 5. Obrigado por ter reportado o erro. Em conclusão, fica aqui o reparo que a fração `15//10` não é irredutível, porque pode ser simplificada para `3//2`.

01 de Setembro de 2020, 22h42

Mensagem de Nelson

Olá,
Gostaria de colocar a seguinte questão em relação ao exercício 3:
Fala-se que a Rita e a Joana planearam um percurso mas que nenhuma das duas chegou até ao fim. Estamos a falar de um percurso "x"?
Porque caso contrário, para o percurso ser o mesmo ambas as frações teriam de ter o mesmo denominador. Tal como está a Joana chegou mais longe (0.8) mas o seu percurso também era mais curto (8/10) enquanto o percurso da Rita era mais longo (11/15) logo, só cumpriu 0.79.
Corrijam-me por favor. Obg

02 de Setembro de 2020, 10h04

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Nelson,
O exercício refere que elas planearam um percurso, partimos do principio que é um percurso comum às duas. Não é necessário que ambas as frações tenham o mesmo denominador. Isto porque, a fração, não nos indica nunca o tamanho do percurso, mas sim que parte do percurso é que percorreram. Por exemplo, a Joana percorreu oito décimos do percurso, isto significa que se dividirmos o trajeto em dez partes, ela percorreu oito dessas dez partes. Espero que fiques esclarecido!

05 de Setembro de 2024, 10h55

Mensagem de Filipa

No exercício nº5 usei a fórmula a x b = m.d.c(24,36) x m.m.c(24,36), e através da descoberta do mínimo múltiplo comum, encontrei o máximo divisor comum e cheguei exatamente ao mesmo resultado. É incorreto utilizar essa estratégia no exercício ou é outra das possibilidades para o resolver?
Obrigada!

05 de Setembro de 2024, 18h23

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Filipa,
Não é a forma mais fácil de chegar ao resultado final, mas está certo! Podes seguir esse caminho. É frequente nos exercicíos de matemática existirem diversas formas de chegar ao resultado final. Nenhum dessas formas é "certa" ou "errada", mas umas dão mais trabalho que outras.

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