Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Para adicionar ou subtrair, números representados por frações com o mesmo denominador, adicionam-se, ou subtraem-se, os numeradores de ambas as frações, mas mantém-se o mesmo denominador.
Para adicionar ou subtrair, números representados por frações com diferentes denominadores, temos primeiro que substituir as frações dadas por outras equivalentes com o mesmo denominador, para de seguida proceder conforme explicado inicialmente.
Para reduzir duas frações ao mesmo denominador pode-se utilizar o método dos produtos cruzados, que consiste em multiplicar o numerador e o denominador de cada fração pelo denominador da outra fração.
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Olá a todos,
Gostaria por favor de colocar a seguinte questão:
Quando se pede para calcular começando por passar os numerais decimais para fração, é sempre obrigatório tornar essa fração irredutível?
É que para o exercício a) tinha calculado passando apenas o 0,2 para 2/10 o que me deu 6/10 como resultado final, diferente de 3/5.
Já no exercício b) tinha calculado passando apenas o 0,5 para 5/10 e deu-me na mesma 21/10 como resultado final. Daí a dúvida: tem de ser sempre irredutível? Obrigado.
Olá Nelson,
Se o resultado final de uma expressão for uma fração, então mesmo que o enunciado não diga nada, esse resultado deve ser apresentado como fração irredutível. Se reparares, nas soluções dos manuais escolares, os resultados são sempre apresentados dessa forma. Em relação à alínea a) do exercício 3, referes que obtiveste `6/10`. Essa fração é equivalente à solução que é `3/5`.
Na alínea b) do exercício 3 o resultado é efetivamente 21/10.
Parece-me que o professor colocou um - a seguir ao 3/5 em vez de colocar um + e isso altera a resolução do problema.
Olá Eduardo,
Obrigado pela chamada de atenção, no entanto, eu não sei se viste o vídeo até ao fim. Isto porque, na parte final do vídeo eu apercebo-me desse erro. A correção é feita e chego ao resultado correto que é `21/10`.
Olá boa tarde, não percebi o exercício 5.
Obrigada!
Olá Diana,
Viste o vídeo com a resolução do exercício até ao fim? Que parte da explicação é que não percebeste?
Boa tarde,
Não percebi muito bem como se faz as contas, a parte de transformar em frações equivalentes.
Obrigada.
Olá Diana,
Para encontrar uma fração equivalente, basta multiplicar (ou dividir) o numerador e o denominador pelo mesmo número. Vou dar um exemplo para perceberes melhor: vamos supor que queres encontrar uma fração equivalente a `1/3`. Podemos então multiplicar o numerador e o denominador por qualquer número à nossa escolha, vamos multiplicar por exemplo por `2`, vai ficar `2/6`. Logo estas duas frações são equivalentes, ou seja, têm o mesmo valor.
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