Aulas > 5º ano > Aula nº 10

Adição e subtração de frações.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Números Racionais Não Negativos

Lição nº: 3 / Total: 6

ant. voltar seg.

Concluir o 5º ano 63%

Introdução

introdução matemática

Para adicionar ou subtrair, números representados por frações com o mesmo denominador, adicionam-se, ou subtraem-se, os numeradores de ambas as frações, mas mantém-se o mesmo denominador.

Para adicionar ou subtrair, números representados por frações com diferentes denominadores, temos primeiro que substituir as frações dadas por outras equivalentes com o mesmo denominador, para de seguida proceder conforme explicado inicialmente.

Para reduzir duas frações ao mesmo denominador pode-se utilizar o método dos produtos cruzados, que consiste em multiplicar o numerador e o denominador de cada fração pelo denominador da outra fração.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 8 comentários/dúvidas.
18 de Setembro de 2020, 14h06

Mensagem de Nelson

Olá a todos,
Gostaria por favor de colocar a seguinte questão:
Quando se pede para calcular começando por passar os numerais decimais para fração, é sempre obrigatório tornar essa fração irredutível?
É que para o exercício a) tinha calculado passando apenas o 0,2 para 2/10 o que me deu 6/10 como resultado final, diferente de 3/5.
Já no exercício b) tinha calculado passando apenas o 0,5 para 5/10 e deu-me na mesma 21/10 como resultado final. Daí a dúvida: tem de ser sempre irredutível? Obrigado.

18 de Setembro de 2020, 19h30

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Nelson,
Se o resultado final de uma expressão for uma fração, então mesmo que o enunciado não diga nada, esse resultado deve ser apresentado como fração irredutível. Se reparares, nas soluções dos manuais escolares, os resultados são sempre apresentados dessa forma. Em relação à alínea a) do exercício 3, referes que obtiveste `6/10`. Essa fração é equivalente à solução que é `3/5`.

09 de Outubro de 2022, 19h27

Mensagem de Eduardo Beirão

Na alínea b) do exercício 3 o resultado é efetivamente 21/10.
Parece-me que o professor colocou um - a seguir ao 3/5 em vez de colocar um + e isso altera a resolução do problema.

10 de Outubro de 2022, 09h08

Mensagem de Vitor

Olá Eduardo,
Obrigado pela chamada de atenção, no entanto, eu não sei se viste o vídeo até ao fim. Isto porque, na parte final do vídeo eu apercebo-me desse erro. A correção é feita e chego ao resultado correto que é `21/10`.

09 de Dezembro de 2023, 18h12

Mensagem de Diana

Olá boa tarde, não percebi o exercício 5.
Obrigada!

10 de Dezembro de 2023, 10h24

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Diana,
Viste o vídeo com a resolução do exercício até ao fim? Que parte da explicação é que não percebeste?

20 de Janeiro de 2024, 16h52

Mensagem de Diana

Boa tarde,
Não percebi muito bem como se faz as contas, a parte de transformar em frações equivalentes.
Obrigada.

21 de Janeiro de 2024, 11h35

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Diana,
Para encontrar uma fração equivalente, basta multiplicar (ou dividir) o numerador e o denominador pelo mesmo número. Vou dar um exemplo para perceberes melhor: vamos supor que queres encontrar uma fração equivalente a `1/3`. Podemos então multiplicar o numerador e o denominador por qualquer número à nossa escolha, vamos multiplicar por exemplo por `2`, vai ficar `2/6`. Logo estas duas frações são equivalentes, ou seja, têm o mesmo valor.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.