Aulas > 5º ano > Aula nº 13

Noção de percentagem. Aplicar percentagens.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Números Racionais Não Negativos

Lição nº: 6 / Total: 6

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Concluir o 5º ano 52%

Introdução

introdução matemática

Dizer que algo (por exemplo rosas) representam `60%` das flores de um jardim (lê-se: "as rosas ocupam sessenta por cento do jardim"), significa dizer que existem 60 rosas por cada conjunto de 100 flores que estão presentes no jardim. Em determinados casos, o valor máximo de uma percentagem é obrigatoriamente de `100%`, tal como ocorre por exemplo na percentagem de rosas de um jardim. Mas noutros casos, o valor pode ultrapassar essa marca, como quando nos referimos por exemplo a um aumento: "Aquela pessoa teve um aumento no salário de `120%`".



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano
Exercício de matemática do 5º ano


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Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
26 de Fevereiro de 2021, 15h46

Mensagem de Anabela da Silva Esteves Marques

Sou professora e, como existem poucos exercícios com percentagens, pelo que li, o vosso trabalho é muito bom. Cumprimentos e muito obrigada.

27 de Fevereiro de 2021, 09h51

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Anabela,
Obrigado pelo comentário. Tentamos fornecer a maior variedade possível de exercícios, para que os nossos alunos possam praticar e aprender.

18 de Março de 2021, 23h38

Mensagem de Maria

Excelente explicação...
Excelente trabalho. Muito obrigada pela vossa partilha.

26 de Março de 2023, 23h03

Mensagem de Luísa

Obrigada pela partilha destes exercícios.
Continuação de bom trabalho.

08 de Setembro de 2024, 15h45

Mensagem de Filipa

Olá!
Tenho uma dúvida. No exercício nº3, não temos na operação de multiplicação 2/6 x 60/1, primeiro colocar as duas frações com o mesmo denominador? Obrigada!
Obrigada pelo vosso trabalho!

08 de Setembro de 2024, 18h50

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Filipa,
A resposta é não. Quando estás a multiplicar frações nunca é necessário colocar o mesmo denominador nas frações. Isso só é preciso quando estás a somar ou a subtrair frações. Quando estás a multiplicar, basta multiplicar os numeradores e os denominadores. Por exemplo: `2/3 xx 4/5 = 8/15`

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