Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Dizer que algo (por exemplo rosas) representam `60%` das flores de um jardim (lê-se: "as rosas ocupam sessenta por cento do jardim"), significa dizer que existem 60 rosas por cada conjunto de 100 flores que estão presentes no jardim. Em determinados casos, o valor máximo de uma percentagem é obrigatoriamente de `100%`, tal como ocorre por exemplo na percentagem de rosas de um jardim. Mas noutros casos, o valor pode ultrapassar essa marca, como quando nos referimos por exemplo a um aumento: "Aquela pessoa teve um aumento no salário de `120%`".
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Sou professora e, como existem poucos exercícios com percentagens, pelo que li, o vosso trabalho é muito bom. Cumprimentos e muito obrigada.
Olá Anabela,
Obrigado pelo comentário. Tentamos fornecer a maior variedade possível de exercícios, para que os nossos alunos possam praticar e aprender.
Excelente explicação...
Excelente trabalho. Muito obrigada pela vossa partilha.
Obrigada pela partilha destes exercícios.
Continuação de bom trabalho.
Olá!
Tenho uma dúvida. No exercício nº3, não temos na operação de multiplicação 2/6 x 60/1, primeiro colocar as duas frações com o mesmo denominador? Obrigada!
Obrigada pelo vosso trabalho!
Olá Filipa,
A resposta é não. Quando estás a multiplicar frações nunca é necessário colocar o mesmo denominador nas frações. Isso só é preciso quando estás a somar ou a subtrair frações. Quando estás a multiplicar, basta multiplicar os numeradores e os denominadores. Por exemplo: `2/3 xx 4/5 = 8/15`
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.