Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Sempre que se pretende fazer a comparação e/ou ordenação de números, deve-se ter primeiro em conta se os números estão na forma de dízima ou na forma de fração. Por vezes, pode ser mais prático se convertermos primeiro de um formato para o outro, de forma a facilitar os cálculos.
Se os números que queremos ordenar estiverem no formato de dízima, temos que comparar os algarismos de um número pelos algarismos do outro, que se encontrem na mesma posição, ou seja, comparar unidades com unidades, décimas com décimas, centésimas com centésimas e assim por diante.
Se os números que queremos comparar estiverem no formato de fração, então temos que ter em atenção as seguintes duas regras:
- De duas frações com o mesmo denominador, aquela que tem maior numerador representa um número maior;
- De duas frações com o mesmo numerador, aquela que tem menor denominador representa um número maior.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Mais uma vez muito grata pelo trabalho que partilham. A metodologia é diferente de uns para outros, por isso é que nos enriquece.
Olá Isabel,
Já reparei que tem acompanhado o nosso trabalho com atenção. Qualquer crítica ou sugestão de melhoria que queira sugerir, será sempre bem-vinda.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.