Aulas > 12º ano > Aula nº 9

Acontecimento. Acontecimento certo, impossível, elementar e composto.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Probabilidades

Lição nº: 2 / Total: 12

ant. voltar seg.

Concluir o 12º ano 83%

Introdução

introdução matemática

Um acontecimento numa experiência aleatória é qualquer subconjunto do espaço de resultados, incluindo o vazio (acontecimento impossível) e o próprio espaço (acontecimento certo).
Um acontecimento é elementar se é constituído por um único resultado. Um acontecimento é composto se é constituído por mais de um resultado.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 16 comentários/dúvidas.
20 de Abril de 2016, 10h59

Mensagem de Rafael

Boas! Quando estamos perante uma experiência aleatória cujos acontecimentos A, B, C e D são equiprováveis e elementares podemos afirmar que a interseção entre qualquer par desses acontecimentos é 0? Obrigado pelos vídeos! Têm me ajudado imenso!

21 de Abril de 2016, 09h23

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rafael,
A resposta é não. Não podemos afirmar que a interseção de um par desses acontecimentos seja zero. Vejamos um exemplo, com um lançamento de um dado equilibrado com 6 faces:
Acontecimento A : "Sair um número par maior que quatro ";
Acontecimento B : "Sair o maior número possível";
Ambos os acontecimentos são equiprováveis e elementares e no entanto, a sua interseção não é zero, uma vez que, ambos os conjuntos são formados pelo elemento 6 e assim sendo `A nn B = {6}`.

16 de Maio de 2016, 20h05

Mensagem de Cristian

olá,
Eu queria saber se vocês também tem vídeos sobre intersecção e união de acontecimentos?

17 de Maio de 2016, 10h44

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Cristian,
Infelizmente, de momento, não temos ainda nem vídeos nem exercícios sobre todos os assuntos abordados no 12º ano. Tudo o que temos está presente no site. Nestas questões das probabilidades é muito comum aparecerem exercícios com união e interseção de acontecimentos inseridos em questões mais vastas que requerem esse tipo de cálculo para chegar à resposta final. Procura nos tópicos seguintes, de certeza que isso aparece.

11 de Outubro de 2017, 21h37

Mensagem de pedro

Olá,
Gostaria de saber como posso mostrar que um acontecimento impossível é independente de qualquer outro acontecimento.

12 de Outubro de 2017, 08h02

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Pedro,
Dois acontecimentos `A` e `B` dizem-se independentes se a ocorrência de um deles não afetar a probabilidade de ocorrência do outro. Da definição anterior, resulta que `P(A nn B) = P(A).P(B)`. Supondo que o acontecimento `A` é impossível, então `P(A)=0`, logo para qualquer acontecimento `B` advém que `P(A).P(B)=0`. Por outro lado, se `A` é impossível é porque representa o conjunto vazio e assim sendo `A nn B = O/`. Daqui resulta que a `P(A nn B) = 0`. Como estas duas últimas probabilidades são iguais, fica assim provado que para qualquer `A` impossível, temos `A` e `B` independentes.

20 de Novembro de 2017, 20h07

Mensagem de Rúben

Olá gostaria de saber o que são acontecimentos equiprováveis. Poderia ajudar-me?

21 de Novembro de 2017, 08h54

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rúben,
Dois acontecimentos dizem-se equiprováveis se tiverem a mesma probabilidade. Por exemplo, num lançamento de um dado, os acontecimentos A="Sair um número par" e B="Sair um número ímpar" são equiprováveis, uma vez que a probabilidade de ambos é de 0,5.

06 de Junho de 2019, 11h15

Mensagem de Tiago

Bom dia,
Tenho algumas dúvidas neste exercício, podem ajudar-me???
Lança-se um dado cúbico não viciado, com as faces numeradas de 1 a 6. Considera os
acontecimentos P e Q :
P - “Sai um número par”
Q - “Sai um número superior a 3”
O acontecimento P u Q é composto ou elementar? Obrigado.

07 de Junho de 2019, 08h16

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Tiago,
Não tenho por hábito responder a exercícios enviados pelos alunos. Abrindo uma exceção aqui fica a resolução. Vamos começar por encontrar os elementos dos conjuntos `P` e `Q` e de seguida proceder a reunião desses dois conjuntos:
`P={2,4,6}`; `Q={4,5,6}`; `PuuQ={2,3,4,5,6}`
Posto isto, tendo em conta que o conjunto reunião possui mais de um elemento, então trata-se de um acontecimento composto. Isto porque, para ser considerado um acontecimento elementar só poderia ter um único elemento.

20 de Abril de 2022, 14h22

Mensagem de Antaweia Arivava

Olá, gostaria de saber um exemplo, de acontecimentos aleatórios certos.

20 de Abril de 2022, 15h17

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Antaweia,
Imagina a experiencia aleatória que consiste em lançar um dado com 6 faces distintas, numeradas de 1 a 6 e verificar qual é a face que fica voltada para cima. Um acontecimento certo poderá ser o seguinte: "Sair um número menor que 10". Trata-se de um acontecimento, em que temos 100% de certeza, que o número que sai é menor que 10. Assim sendo, trata-se de um acontecimento certo.

05 de Outubro de 2023, 10h38

Mensagem de Beatriz

Olá! Como é que eu classifico um acontecimento composto mas não certo?
Por exemplo, no lançamento de um dado equilibrado numerado de 1-8.

05 de Outubro de 2023, 12h54

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Beatriz,
Não sei se entendi bem a pergunta. Penso que queres um exemplo, de um acontecimento composto e não certo, na experiência que consiste em lançar um dado numerado com as faces de 1 a 8? Neste caso, poderá ser o acontecimento "Sair um número Par". É composto porque existem 4 casos favoráveis e não é certo, porque no lançamento pode sair um número ímpar.

04 de Abril de 2024, 12h28

Mensagem de Mónica

Olá! Um acontecimento impossível é um acontecimento elementar ou composto? Pode-me dar exemplos de acontecimentos incompatíveis contrários?

04 de Abril de 2024, 13h44

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Mónica,
Um acontecimento impossível, não é nem elementar nem composto, uma vez que não tem nenhum caso favorável, ou seja, trata-se de um conjunto vazio.
Quanto à segunda pergunta, vou dar dois exemplos, para que se perceba melhor. Vamos supor que uma cadela teve 5 cachorros: 3 fêmeas e 2 machos. O acontecimento escolher um cachorro de forma aleatória e sair fêmea, é incompatível e contrário ao acontecimento escolher um cachorro e sair macho. Por outro lado, se num autocarro forem 20 alunos, 5 professores e 3 funcionários. O acontecimento escolher aleatoriamente uma pessoa do autocarro e sair um professor é incompatível com o acontecimento escolher aleatoriamente uma pessoa e sair funcionário, mas não é contrário.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.