Aulas > 12º ano > Probabilidades > Aula nº 3

Operações com acontecimentos. União, interseção, complementar, incompatíveis.

video

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida sobre os exercícios propostos, consulta a resolução ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Probabilidades

Aula Nº: 3 / Total: 9

ant. voltar seg.

Terminar o 12º ano 19%

Introdução

Como conjunto que é, um acontecimento é representado por uma letra maiúscula e pode ser dado em extensão (indicando os resultados que o compõem) ou em compreensão (apresentando uma característica dos resultados que lhe pertencem).
A União dos acontecimentos `A` e `B` é constituída pelos resultados que pertencem a, pelo menos, um dos acontecimentos e representa-se por `A uu B`.
A Interseção dos acontecimentos `A` e `B` é constituída pelos resultados comuns a `A` e `B` e representa-se por `A nn B`.
O acontecimento contrário ou complementar de `A` é o acontecimento constituído por todos os resultados do espaço que não pertencem a `A` e representa-se por `bar A`.
Acontecimentos disjuntos, incompatíveis ou mutuamente exclusivos são acontecimentos que não tem resultados em comum e, portanto, a realização de um deles implica a não realização do outro.



Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
11 de Abril de 2020, 11h38

Mensagem de Liz

Olá! Por que o complementar de A ou B também não inclui o que está dentro do espaço amostral, mas fora de A e B?

11 de Abril de 2020, 15h49

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Liz,
Não tenho bem a certeza se percebi a pergunta. Mas parto do principio que pretendes calcular o complementar de (A ou B), ou seja, `bar(A vv B)`. Se assim for, isto inclui tudo o que está dentro do espaço amostral, mas não pertence nem ao conjunto A, nem ao conjunto B. Repara que isto é diferente de pretender o complementar de A ou o complementar de B, que equivale a `bar(A) vv bar(B)`, o que resulta num diferente tipo de conjunto.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.