Aulas > 12º ano > Probabilidades > Aula nº 4

Propriedades das operações com acontecimentos.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 4 / Total: 9
ant. voltar seg.

Introdução

As operações entre conjuntos e, portanto, as operações entre acontecimentos gozam de várias propriedades. Algumas dessas propriedades são conhecidas como leis de De Morgan.


Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
30 de Setembro de 2015, 18h13

Mensagem de IML

Olá. Não percebo como podemos saber porque é que no exercício nº 1 as outras opções não são válidas? Se me pudessem esclarecer agradecia.

01 de Outubro de 2015, 10h10

Mensagem de Vitor Nunes

Olá IML,
No vídeo está explicado porque razão conseguimos ter a certeza que `A nn B != 0`. Partindo desta conclusão não pode ser a opção (A) porque nos acontecimentos contrários a interseção é o conjunto vazio. Quanto à opção (C) o enunciado não nos permite concluir se o conjunto `A` está contido no conjunto `B`, pode estar ou pode não estar, o que é importante perceber, é que não podemos garantir que isso é verdade! Quanto à ultima opção (D) acontece o mesmo da opção (C). Boa sorte!

01 de Outubro de 2015, 20h23

Mensagem de IML

Obrigada pela ajuda! Agradeço os excelentes vídeos que tem apresentado.

22 de Setembro de 2016, 19h38

Mensagem de Fabio

Boas, porque razão no exercício 3 temos que aplicar a lei de morgan? Obrigado.

23 de Setembro de 2016, 18h15

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Fábio,
No final do vídeo com a resolução do exercício número 3 é aplicada a lei de De Morgan. Isso acontece porque é um exercício de escolha múltipla e estamos a tentar ver qual das quatro hipóteses está correta. Sem a aplicação dessa lei não conseguiríamos chegar a opção certa! Se não fosse um exercício de escolha múltipla, então poderíamos ter parado a resolução no passo imediatamente anterior à aplicação da lei de De Morgan.

26 de Setembro de 2016, 14h06

Mensagem de Fabio

Obrigado pela resposta.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.