Aulas > 12º ano > Aula nº 1

Leis de De Morgan e cardinal do produto cartesiano.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Cálculo Combinatório

Lição nº: 1 / Total: 7

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Introdução

introdução matemática

Na verdade, o primeiro contacto que qualquer criança tem com a matemática é “contar”, ou seja, enumerar os elementos de um conjunto, de maneira a determinar o seu número. Quando nas suas atividades de contagem a criança utiliza, por exemplo, os dedos das mãos, ela está a estabelecer uma correspondência biunívoca entre o conjunto cujos elementos se pretende contar (objetos, pessoas, animais, etc.) e um conjunto (os dedos das mãos), cujo cardinal já é conhecido.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano


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Foram feitos 5 comentários/dúvidas.
05 de Junho de 2018, 23h28

Mensagem de André Fragoso

Muito obrigado por este programa de matemática. É muito bem feito com explicações muito fáceis de compreender.

01 de Março de 2020, 18h06

Mensagem de Danilo

Boa tarde.
O professor disse neste vídeo que falou sobre a idempotência na aula anterior, mas esta é a primeira aula sobre o tema. Pode dizer-me a que aula se refere com “aula anterior“ e onde está no site? Agradeço a sua atenção.

02 de Março de 2020, 08h09

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Danilo,
A matéria do 12º ano sobre probabilidades sofreu algumas alterações ao longo dos anos. Como os vídeos já foram feitos há algum tempo é natural que existam alguns temas que já não fazem parte do programa e por isso "desapareceram". Portanto, quando alguns vídeos se referem a assuntos que já foram abordados anteriormente, mas que não estão presentes no site no local esperado, significa que esses conteúdos ou foram retirados do programa ou são abordados mais à frente num outro contexto.

10 de Junho de 2020, 19h26

Mensagem de João

Olá, tenho uma uma dúvida,
No exercício 4, na alínea 2.1, chegou à conclusão que o número total de bolas no saco é 13. Mas porquê que consideramos o 1, se ele não é primo nem par? Já que queríamos o conjunto que tenha 6 pares e 6 primos, por que consideramos o 1? Espero pela resposta, melhores cumprimentos.

11 de Junho de 2020, 09h42

Mensagem de Vitor Nunes

Olá João,
Se leres o início do enunciado com atenção, verás que a bola número 1 terá que estar no caso, apesar dessa bola não ser como referes, nem um número par, nem um número primo. Repara que o enunciado começa por referir o seguinte: "Um saco contém `n` bolas numeradas de 1 a `n`, com `n in NN`".

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