Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Quando queremos representar e localizar pontos no plano, geralmente recorremos a um referencial cartesiano. Este é constituído por duas retas numéricas de diferentes direções. A interseção das duas retas é representada pelo ponto `O` que designa a origem do referencial. Cada ponto do plano fica identificado pelas suas coordenadas, isto é, um par ordenado de números `(x,y)`, sendo `x` a abcissa e `y` a ordenada. O referencial diz-se ortogonal se as retas forem perpendiculares, e monométrico, se estiver definida a mesma unidade de comprimento nas duas retas.
A expressão gráfico cartesiano é uma homenagem ao matemático René Descartes, por ter sido o primeiro a utilizar este tipo de gráficos. O referencial cartesiano pode ser dividido em 4 quadrantes. O primeiro quadrante é aquele onde as abcissas e as ordenadas são positivas e os restantes são numerados no sentido contrário ao dos ponteiros dos relógios.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.