Aulas > 7º ano > Aula nº 9

Introdução ao estudo das funções.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Generalidades sobre Funções

Lição nº: 2 / Total: 4

ant. voltar seg.

Concluir o 7º ano 75%

Introdução

introdução matemática

Dados dois conjuntos `A` e `B`, fica definida uma função `f`, quando a cada elemento do conjunto `A` corresponde um e um só elemento do conjunto `B`. Esta correspondência (ou aplicação) pode ser designada da seguinte forma: `f: A -> B`

Estando definida a função `f: A -> B`, o domínio da função é o conjunto `A` e cada um dos seus elementos designa-se por objeto. O contradomínio da função é o conjunto formado por todos os elementos do conjunto `B` que se encontram "ligados" ao conjunto `A`, estes elementos designam-se por imagens. Habitualmente os objetos são designados por `x` e as imagens são designadas por `y`.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
10 de Fevereiro de 2021, 19h29

Mensagem de Amora

Alguém pode explicar-me o contradomínio e o domínio? É urgente!!

11 de Fevereiro de 2021, 08h24

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Amora,
A distinção entre esses dois conceitos é na verdade muito simples. O domínio é um conjunto formado por todos os objetos, ou seja, basicamente é o conjunto de partida. Se estivermos a analisar um gráfico cartesiano são as abcissas (eixo `x`). Por outro lado, o contradomínio refere-se ao conjunto formado por todas as imagens. Pode coincidir ou não com o conjunto de chegada. Se estivermos a analisar um gráfico cartesiano são as ordenadas (eixo `y`). Num par ordenado (`x,y`) o primeiro elemento pertence ao domínio enquanto que o segundo elemento pertence ao contradomínio.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.