Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Nesta última aula de trigonometria, não será mostrado nenhum vídeo com explicações da matéria. Estão aqui presentes uma série de exercícios resolvidos para poderes praticar e testar os teus conhecimentos. Caso tenhas dificuldade em perceber as resoluções, volta atrás e consulta as aulas em vídeo para esclareceres as dúvidas que ficaram pendentes.
Boa Sorte!
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Fantástico!
Esta enorme lista de exercícios de matemática resolvidos em vídeo ajudou-me imenso a perceber melhor esta matéria de trigonometria. As vossas explicações são muito claras. Não venho colocar nenhuma dúvida queria só mesmo deixar aqui os meus agradecimentos, continuem assim porque vou recomendar o vosso site, é um dos melhores locais para estudar matemática que já encontrei online. OBRIGADO!
Olá Rita,
Obrigado pelas palavras de agradecimento. É um prazer poder ajudar todos os alunos com dificuldades a entenderem melhor a matéria de matemática. Espero que as explicações fornecidas possam ser úteis e ajudem a melhorar os vossos resultados escolares.
Bons estudos!
Olá! Será que me podia explicar melhor como fazer o exercicio 7 porque não consigo fazê-lo sem ver a resolução?
Olá IML,
Repara que o exercício não pede para resolver a equação trigonométrica. Apenas nos é perguntado em qual do intervalos a equação tem apenas uma solução. Posto isto, é nos dito que existe um ângulo cujo coseno tem como valor `-0.3`. Sabemos que o cos é negativo no 2º e 3º quadrante. Como queremos que a equação tenha apenas uma solução, temos que procurar um intervalo que só "apanhe" um destes quadrantes. O intervalo da opção B corresponde ao 1º e 2º quadrante, sendo assim a opção certa!
E quanto ao exercício 20, também não percebi!?
Olá novamente,
Mais uma vez, não nos é perguntado qual é a solução da equação trigonométrica, apenas pretendemos descobrir o número de soluções. O seno é positivo no 1º e 2º quadrante. Tudo o que necessitamos de fazer é calcular o número de vezes que esses quadrantes aparecem no intervalo pedido. O intervalo `[- pi, pi]` corresponde a uma volta completa, logo o 1º e 2º quadrante aparece 2 vezes. O intervalo `[-20 pi, 20 pi]` possui 20 voltas completas, logo o 1º e 2º quadrante está 40 vezes.
Obrigada pela ajuda prestada, o vosso trabalho me ajudou muito a entender!
Boa tarde. no exercicio 20, como é que se calcula que a amplitude do intervalo é 40 pi? obrigado
Olá Dan,
A amplitude de qualquer intervalo é calculada subtraindo o limite superior do intervalo ao limite inferior. Assim sendo, no exercício 20 a amplitude é igual a `20 pi - (-20 pi) = 20 pi + 20 pi = 40 pi`
Olá, no exercício 18 não percebo como o cos(5pi/6) é -1, já que para tal acontecer, o ângulo x deveria ser igual a pi.
Olá Rui,
Voltei a ver o vídeo com a resolução e entendo a tua dúvida. Repara que não é dito que `cos((5pi)/6)=-1`. Só que o intervalo do ângulo do cosseno no exercício 18 vai de `[(5pi)/6,(4pi)/3]`. Assim sendo, necessariamente um dos ângulos que pertence ao intervalo é o `pi`. Fazendo os cálculos, vemos que o valor do cosseno nesse intervalo varia entre `[-1,-0.5]`. Para que consigas entender melhor, vou converter os ângulos para graus, sendo que `(5pi)/6=150º` e `(4pi)/3=240º`, logo o intervalo pedido é `[150º, 240º]`. Por aqui consegue-se ver perfeitamente que o ângulo `pi=180º` faz parte do intervalo. Espero que tenhas ficado esclarecido.
Olá, estive a ver as vossas respostas a dúvidas, e no exercício 20 se convertermos os 20 pi para graus vai dar 1145 graus. Portanto falta-nos ver quantas vezes o 360 cabe neste numero para calcularmos o nº de voltas. Logo vai nos dar 1145:360=3. Que são 3 voltas mais 65 graus. A pergunta é como é que vos deu 20 x 2 (que são os dois quadrantes pertencentes ao sen maior que 0) se são três voltas completas que dão?
Olá,
No exercício 20 não há necessidade de converter de radianos para graus. No entanto, se desejares fazer essa conversão, basta substituir o `pi` por 180 graus. Estás portanto a fazer mal a conversão, uma vez que `20pi = 3600º`.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.