Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Em qualquer triângulo acutângulo não equilátero ou obtusângulo, o ortocentro, o baricentro e o circuncentro são colineares. À reta que passa pelos três pontos chama-se Reta de Euler. A distância do ortocentro ao baricentro é o dobro da distância do baricentro ao circuncentro.
Em qualquer triângulo existe uma circunferência que passa pelos pontos médios dos seus lados, pelos pés das perpendiculares às retas suporte dos seus lados e que passam pelos seus vértices e ainda pelos pontos médios dos segmentos de reta cujas extremidades são o ortocentro e os seus vértices. A essa circunferência chama-se Circunferência dos Nove Pontos.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Porque no exercício 4 é dito que não existe reta de Euler?
A reta de Euler não passa obrigatoriamente pelo ortocentro e circuncentro?
Obrigado
Olá Jorge,
Obrigado pela chamada de atenção.
Realmente, no exercício 4, deveria estar distraído quando mencionei que a reta de Euler não existe! Ela existe, obviamente, e passa como bem mencionou pelo ortocentro (que se encontra no vértice do ângulo reto) e no circuncentro (que se encontra no ponto médio da hitpotenusa). Fica feita a correção, obrigado.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.