Aulas > 12º ano > Funções Exponenciais e Funções Logarítmicas > Aula nº 3

Equações com exponenciais e logaritmos.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 3 / Total: 4
ant. voltar seg.

Introdução

Atualmente, a utilização da calculadora e/ou computador permite resolver cálculos complicados de forma rápida e eficaz. A invenção dos logaritmos foi decisiva no desenvolvimento do cálculo do século XVI. Os logaritmos surgem como resposta as dificuldades dos matemáticos da época em lidar com cálculos complicados.

Quando em 1614, John Nepper publicou a “Descrição da Maravilhosa Regra dos Logaritmos”, pode dizer-se que se deu uma verdadeira revolução nos processos de cálculo. A ideia foi recebida com entusiasmo e imediatamente adotada e aperfeiçoada, pela simplificação que trazia aos complicados processos de efetuar multiplicações, divisões e potências, conhecidos e utilizados até então.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 7 comentários/dúvidas.
04 de Agosto de 2016, 23h26

Mensagem de Rui Silva

Olá, a minha questão é a seguinte: no exercício n°9 alínea c), na parte em que 3^log x na base 3 + 2 passa para 3^log x na base 3 vezes 3^2. Como é que o ...+ 2 passa a ...vezes 3^2? Espero que percebam a minha dúvida e obrigado pela atenção.
PS: Este site está Excelente!!!

05 de Agosto de 2016, 11h39

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rui,
A resposta a essa pergunta é muito simples e está relacionada com uma propriedade das potências. Repara na seguinte expressão, um pouco mais simplificada do que a do exercício: `3^(x+2) = 3^x xx 3^2`. Isto é exatamente igual à questão que colocas (apesar deste exemplo não envolver logaritmos). Estamos aqui a aplicar uma regra das potências que nos diz que: "multiplicar duas potências com a mesma base é igual a manter a base e somar os expoentes". Espero que tenhas percebido a explicação!

12 de Novembro de 2016, 17h52

Mensagem de Ines

Boa tarde, no exercício número 7, porque é que a solução (C) não está correta?
Obrigado, é ótimo o trabalho que tem desenvolvido.

13 de Novembro de 2016, 08h50

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Inês,
O vídeo com a resolução do exercício número 7 mostra passo a passo aquilo que temos que fazer para isolar a incógnita `x` e assim encontrar a solução correta. Não pode ser a solução (C) porque nessa solução nem sequer aparece o número real `a` que está presente no enunciado. Além do mais, um dos passos da resolução implica que o número `5` apareça como expoente da incógnita `y`. Na solução que referes isso não acontece!

07 de Fevereiro de 2017, 01h46

Mensagem de Cat

Boa noite professor.
Tem algum vídeo onde explica a mudança de variável em equações com exponenciais? Obrigado.

07 de Fevereiro de 2017, 08h00

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Cat,
Todos os vídeos que temos estão disponíveis no site. Não me lembro, se foi gravado algum vídeo, com a explicação da mudança de variável em equações com exponenciais. Mas normalmente, essa mudança é feita quando se trata de uma equação exponencial do segundo grau, em que trocamos a variável `e^x` por `y`. Assim, dá-nos a possibilidade de utilizar a fórmula resolvente. Depois de termos as soluções da equação de segundo grau, voltamos a fazer a troca de variável, tendo o cuidado de garantir que a exponencial `e^x` nunca pode ser negativa. Lamento, não conseguir ajudar mais.

11 de Fevereiro de 2017, 01h06

Mensagem de Cat

Muito obrigada professor, ajudou imenso e com a resolução de exercícios consegui entender bem esta parte da matéria!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.