Aulas > 11º ano > Aula nº 7

Círculo trigonométrico. Simplificar amplitudes em graus ou radianos.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Trigonometria e Funções Trigonométricas

Lição nº: 7 / Total: 10

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Concluir o 11º ano 84%

Introdução

introdução matemática

Como admitimos ângulos de amplitudes superiores a 360º temos de passar da noção de ângulo como conjunto de pontos para um conceito de ângulo dinâmico, gerado por uma semirreta em movimento. É importante saber simplificar ângulos com mais de 360º para a sua “posição normal”.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano


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Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
13 de Junho de 2017, 17h25

Mensagem de Nuno

No exercício nº 2 fiquei na dúvida. Porque razão a origem não é o ponteiro das horas e a extremidade o ponteiro dos minutos? Se assim fosse o ângulo seria de 5/4Pi...

13 de Junho de 2017, 18h03

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Nuno,
O enunciado não refere, mas quando estamos a falar do ângulo formado por dois vetores (neste caso, os ponteiros do relógio), se nada for dito em contrário, partimos sempre do principio que se trata do menor ângulo. Daí a resposta certa ser `(3 pi)/4`.

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