Aulas > 11º ano > Trigonometria e Funções Trigonométricas > Aula nº 7

Círculo trigonométrico. Simplificar amplitudes em graus ou radianos.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 7 / Total: 10
ant. voltar seg.

Introdução

Como admitimos ângulos de amplitudes superiores a 360º temos de passar da noção de ângulo como conjunto de pontos para um conceito de ângulo dinâmico, gerado por uma semirreta em movimento. É importante saber simplificar ângulos com mais de 360º para a sua “posição normal”.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
13 de Junho de 2017, 17h25

Mensagem de Nuno

No exercício nº 2 fiquei na dúvida. Porque razão a origem não é o ponteiro das horas e a extremidade o ponteiro dos minutos? Se assim fosse o ângulo seria de 5/4Pi...

13 de Junho de 2017, 18h03

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Nuno,
O enunciado não refere, mas quando estamos a falar do ângulo formado por dois vetores (neste caso, os ponteiros do relógio), se nada for dito em contrário, partimos sempre do principio que se trata do menor ângulo. Daí a resposta certa ser `(3 pi)/4`.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.