Aulas > 11º ano > Trigonometria e Funções Trigonométricas > Aula nº 8

Círculo trigonométrico. Simplificar expressões reduzindo ao 1º quadrante.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 8 / Total: 10
ant. voltar seg.

Introdução

Podem estabelecer-se relações entre senos, cossenos e tangentes de certos ângulos em virtude de simetrias que existem entre os seus lados extremidades. Não se pretende, no entanto, que memorizes as fórmulas que relacionam os diversos ângulos. Deves sim ser capaz de, recorrendo a representações adequadas no círculo trigonométrico, estabelecer e utilizar as várias relações existentes.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 7 comentários/dúvidas.
02 de Janeiro de 2015, 16h27

Mensagem de Júlio

Não consigo utilizar o círculo trigonométrico para ver as relações ente os ângulos. Tenho que colocar estas fórmulas todas na minha calculadora e consultar sempre que preciso de estabelecer alguma relação com um ângulo do primeiro quadrante. Pode dar-me alguma dica?

03 de Janeiro de 2015, 10h31

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Júlio,
A utilização do circulo trigonométrico é um processo que requer alguma prática e infelizmente muitos professores limitam-se a ensinar as fórmulas de redução ao primeiro quadrante e não abordam convenientemente a utilização do círculo. A única dica que te posso dar é: continua a tentar, vais acabar por perceber a lógica e a partir daí é fácil. Se for necessário pede explicações a algum colega teu que domine a matemática, muitas vezes basta um empurrãozinho para conseguirmos.

16 de Abril de 2017, 15h44

Mensagem de Igor Gomes

Nunca acabem com este site. Excelente trabalho!

07 de Outubro de 2018, 19h38

Mensagem de Daniela

Boa noite.
Eu não consigo, mesmo com o círculo trigonométrico, perceber como simplificar: cos(a-π-(π/2)). Espero que me possam ajudar. Muitos parabéns pelo vosso trabalho.

08 de Outubro de 2018, 09h33

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Daniela,
Começa por simplificar a expressão: `cos(alpha - pi - pi/2) = cos(alpha - (3pi)/2)`. De seguida vê onde é que se situa o ângulo `-(3pi)/2` no círculo trigonométrico e verás que é o mesmo ângulo que `pi/2`, logo `cos(alpha - (3pi)/2) = cos(alpha + pi/2)`. A partir daqui marca esse ângulo no círculo e compara com um do primeiro quadrante. Irás verificar que `cos(alpha + pi/2) = - sin(alpha)`. Espero ter ajudado!

09 de Outubro de 2018, 12h12

Mensagem de Daniela

Muito obrigada!

03 de Maio de 2019, 22h58

Mensagem de Fábio

Boa noite, após a visualização do sumário desta aula fiquei com uma dúvida na resolução do seguinte exercício: sen(

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.