Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Podem estabelecer-se relações entre senos, cossenos e tangentes de certos ângulos em virtude de simetrias que existem entre os seus lados extremidades. Não se pretende, no entanto, que memorizes as fórmulas que relacionam os diversos ângulos. Deves sim ser capaz de, recorrendo a representações adequadas no círculo trigonométrico, estabelecer e utilizar as várias relações existentes.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Não consigo utilizar o círculo trigonométrico para ver as relações ente os ângulos. Tenho que colocar estas fórmulas todas na minha calculadora e consultar sempre que preciso de estabelecer alguma relação com um ângulo do primeiro quadrante. Pode dar-me alguma dica?
Olá Júlio,
A utilização do circulo trigonométrico é um processo que requer alguma prática e infelizmente muitos professores limitam-se a ensinar as fórmulas de redução ao primeiro quadrante e não abordam convenientemente a utilização do círculo. A única dica que te posso dar é: continua a tentar, vais acabar por perceber a lógica e a partir daí é fácil. Se for necessário pede explicações a algum colega teu que domine a matemática, muitas vezes basta um empurrãozinho para conseguirmos.
Nunca acabem com este site. Excelente trabalho!
Boa noite.
Eu não consigo, mesmo com o círculo trigonométrico, perceber como simplificar: cos(a-π-(π/2)). Espero que me possam ajudar. Muitos parabéns pelo vosso trabalho.
Olá Daniela,
Começa por simplificar a expressão: `cos(alpha - pi - pi/2) = cos(alpha - (3pi)/2)`. De seguida vê onde é que se situa o ângulo `-(3pi)/2` no círculo trigonométrico e verás que é o mesmo ângulo que `pi/2`, logo `cos(alpha - (3pi)/2) = cos(alpha + pi/2)`. A partir daqui marca esse ângulo no círculo e compara com um do primeiro quadrante. Irás verificar que `cos(alpha + pi/2) = - sin(alpha)`. Espero ter ajudado!
Muito obrigada!
Bom dia,
Já fiz e revi o exercício dado no exemplo da aula:
cos(11π/2) + sen(-7π/2) + tg(13π/4) + sen(127π/2)
No entanto, continuo sem obter o resultado que indicou. Poder-me ia ajudar?
Obrigado e continuação de um bom trabalho!
Olá Fábio,
O primeiro passo para conseguir resolver este tipo de exercícios de trigonometria, consiste em substituir cada um daqueles ângulos iniciais, por ângulos equivalentes positivos com menos do que `2 pi`, ou seja, menos do que 360º:
`cos((11pi)/2) + sen(-(7pi)/2) + tg((13pi)/4) + sen((127pi)/2)=`
`cos((3pi)/2) + sen(pi/2) + tg((5pi)/4) + sen((3pi)/2) =`
` 0 + 1 + 1 + (-1) =1`
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.