Aulas > 12º ano > Funções Reais de Variável Real (conteúdos do antigo programa) > Aula nº 3

Continuidade de uma função num ponto e num intervalo.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 3 / Total: 3
ant. voltar

Introdução

As funções podem ser classificadas em contínuas ou descontínuas.
Uma função `f` diz-se contínua no ponto `x=a` do seu domínio se e só se `lim_(x->a) f(x)` existe e tem o mesmo valor de `f(a)`, ou seja, ` lim_(x->a) f(x) = f(a)`.
Uma função é contínua num intervalo fechado `[a, b]` do seu domínio se é contínua nesse intervalo aberto e também é continua à direita no ponto `a` e à esquerda no ponto `b`.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 5 comentários/dúvidas.
21 de Janeiro de 2015, 13h10

Mensagem de Isabel Graça

Fixe!
Estas aulas e os respectivos exercícios vem mesmo a calhar, estou agora a dar esta matéria e por acaso não estava a perceber grande coisa, mas depois de ter descoberto este site ficou tudo mais fácil. É porreiro podermos ver os vídeos com a explicação da matéria e logo a seguir podermos praticar, consigo aprender muito mais desta maneira. Continuem estou a adorar :-)

22 de Janeiro de 2015, 09h31

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Isabel,
Agradeço as tuas palavras, são um forte incentivo para podermos continuar a produzir mais e melhor conteúdo. É um prazer verificarmos que o nosso trabalho é apreciado por muitos alunos.
Boa sorte para o exame nacional de matemática do 12º ano!

18 de Maio de 2016, 12h37

Mensagem de Nuno Cunha

Boa tarde,
Trata-se de matéria ministrada no 1º ano de algumas Licenciaturas no Ensino Superior, pelo que atendendo ás dificuldades de vários alunos - uns pelo facto de não terem frequentado o 12º ano e outros, não obstante habilitados com a escolaridade obrigatória, deixaram há imenso tempo as "lides escolares" - constitui uma ferramenta, deveras importante, na retoma do contacto com os conceitos da matemática e facilitadora no âmbito dos programas do ES.

15 de Abril de 2017, 17h15

Mensagem de ricardo

Boa tarde,
Venho questionar sobre a resolução do exercício 11. Quando o limite de 1 por valores positivos é calculado, aplica-se a regra do conjugado. Mas, na hora de cortar x-1 do denominador com x-1 do numerador, há um quadrado que desaparece do -1. Porquê? Obrigado.

16 de Abril de 2017, 10h21

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ricardo,
Por vezes, estamos muito concentrados naquilo que é complicado e não nos lembramos do mais óbvio! O quadrado "desaparece", não porque tenha sido cortado, mas porque `-1^2=-1`, por este motivo não adianta deixar ficar o expoente dois. Deste modo, foi possível cortar o `x-1` do numerador e do denominador e assim levantar a indeterminação. Bom estudo.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.