Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Um vetor fica determinado por um segmento de reta orientado, de tal modo que, segmentos orientados equipolentes determinam o mesmo vetor e segmentos orientados não equipolentes determinam vetores distintos. Cada um desses segmentos orientados designa-se por representante do vetor. Um vetor caracteriza-se por ter uma direção, um sentido e um comprimento.
Dois vetores não nulos dizem-se colineares quando têm a mesma direção. Dois vetores não nulos dizem-se simétricos quando têm o mesmo comprimento, a mesma direção e sentidos opostos. Convenciona-se que o vetor nulo é colinear a qualquer outro vetor e que é simétrico dele próprio.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Não percebi a diferença entre direção e sentido.
Olá Madalena,
Para te ajudar a perceber, vamos supor que dois carros seguem na mesma autoestrada, mas um deles vai de Lisboa para o Porto e o outro viaja do Porto para Lisboa. Para simplificar, vamos partir do princípio que a autoestrada que liga estas duas cidades é um linha reta. Como eles vão na mesma autoestrada, então podemos afirmar que vão na mesma direção, só que vão em sentidos opostos. Um deles vai no sentido de Norte para Sul, enquanto que o outro vai no sentido inverso. Em relação ao vetores, podemos pensar na mesma analogia, temos a direção do vetor e o sentido do vetor. Repara que dois vetores com sentidos opostos ou com o mesmo sentido têm forçosamente a mesma direção.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.