Aulas > 12º ano > Aula nº 14

Axiomática - Teoremas.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Probabilidades

Lição nº: 7 / Total: 12

ant. voltar seg.

Concluir o 12º ano 74%

Introdução

introdução matemática

A primeira definição formal de probabilidade foi concebida pelo matemático russo Andrey Kolmogorov. Essa definição permitiu fazer uma construção axiomática geral para a teoria das probabilidades. A obra de Kolmogorov, que tem por base a Teoria dos Conjuntos e as propriedades das frequências relativas, foi dada a conhecer a todo o mundo científico pela tradução inglesa «Foundations of the Theory of Probability» em 1950 e, a partir de então, a Teoria das Probabilidades não parou de ganhar importância.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano
Exercício de matemática do 12º ano


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
02 de Junho de 2022, 20h17

Mensagem de Catarina

Boa tarde, no exercício nº8 eu resolvi ficando no final com P(NÃO A UNIÃO COM NÃO B) = P(A UNIÃO COM B) -1. Está igualmente certo?

03 de Junho de 2022, 11h34

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Catarina,
Não está certo! Repara que `P(AuuB)-1= -(1 - P(AuuB))=-P(bar(AuuB))=-P(bar(A)nnbar(B))`.
Assim sendo, a proposição a que chegas no final, não é uma proposição verdadeira!

10 de Outubro de 2022, 22h10

Mensagem de Bruno

Boa noite, tenho uma questão que li num manual de Estatística mas que me deixou baralhado. Se um acontecimento é impossível a sua probabilidade é 0, no entanto, é possível existir um acontecimento com probabilidade 0 que não é impossível?

11 de Outubro de 2022, 11h32

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Bruno,
Penso que não. Se a probabilidade de um acontecimento é zero, então esse acontecimento é impossível. A menos que esse zero resulte de algum tipo de arredondamento, por exemplo, a probabilidade do acontecimento é de 0,02 mas foi arredondado para zero. De resto, não vejo que tal seja possível.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.