Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Dado um conjunto com `n` elementos, chama-se permutação de n elementos a toda a forma de os ordenar, ou seja, a toda a sequência que podemos formar com esses `n` elementos. O número total de permutações de `n` elementos representa-se por `P_n` ou `n!`.
Em linguagem corrente, o símbolo `n!`, com `n in NN`, representa o produto de todos os números naturais menores ou iguais a `n` e lê-se n fatorial ou fatorial de n.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
o exercicio 1 está mal feito pois o professor leu mal o enunciado, porque pede a probabilidade de não ficarem juntos.
Olá jfcg,
Voltei a ler o enunciado do exercício e voltei a ver o vídeo, porque por vezes os professores também se enganam! Mas felizmente, não foi o caso. Provavelmente, não viste o vídeo da resolução até ao fim. Isto porque é explicado, logo no inicio e novamente no fim, que vamos utilizar a probabilidade do acontecimento contrário, porque neste caso me pareceu mais fácil. Assim calcula-se primeiro a probabilidade de ficarem juntos e no final é calculada a probabilidade de ficarem separados!
Quero saber qual a resposta do fatorial: 8!/5!
Olá Odethe,
Por hábito apenas respondo a dúvidas relacionadas com os exercícios aqui colocados, mas vou abrir uma exceção. O cálculo desse fatorial é relativamente simples: `(8!)/(5!) = (8 xx 7 xx 6 xx 5!)/(5!) = 8 xx 7 xx 6 = 336`.
Espero ter ajudado!
No primeiro exercício do exemplo 2 de simplificação de fatoriais, será que o "n(n-1)" do denominador não corta com o "n x (n-1)" do numerador?
Olá Bernardo,
Para simplificar frações é muito comum procedermos a "cortes", mas estes devem ser aplicados com cautela, porque por vezes os alunos cortam onde não devem. No seguinte exemplo: `(n(n-1)+2n)/(n-1)`, não se pode cortar o `n-1` porque existe uma soma no numerador, e para se poder cortar o `n-1` este teria que estar presente nas duas parcelas da soma, mas só está presente na primeira parcela. Nos seguintes dois casos, já se pode cortar: `(n(n-1)+2n(n-1))/(n-1)` e `(n(n-1))/(n-1)`. Espero ter ajudado!
Na aula de simplificação de factoriais (exercício 7!-3!/5!), se fosse resolvido desta forma: 7! é igual a 7x6x5!, então ficaria 7x6x5!-3!/5! que seria igual a 7x6-3! que é igual a 36. Está certo?
Olá ios,
A tua resolução contém um erro, efetuas um corte que não se pode fazer, repara na forma como simplificas: `(7!-3!)/(5!) hArr (7xx6xx5!-3!)/(5!) hArr 7xx6 - 3!`. Isto está errado!
Isto porque, no numerador temos uma subtração e por esse motivo o `5!` do numerador não pode cortar com o `5!` do denominador. Lê a mensagem que eu em cima escrevi para o Bernardo para perceberes melhor o motivo. De seguida, volta a ver o vídeo que contém a resolução correta para entenderes qual é a melhor forma de simplificar este fatorial.
Olá!
Consegui fazer o exercício nº3 mas, no entanto, não consigo fazer o seguinte: (n+1)! / (n+2)!-(n+1)! = 1/2
Ficaria muito agradecida se me pudesse ajudar a resolver a equação acima.
Olá Isa,
Apenas costumo responder a questões relativas aos exercícios presentes na página. Mas como estou com algum tempo disponível, vou-te dar uma ajuda, aqui vai:
`((n+1)!)/((n+2)! - (n+1)!)=1/2 hArr` ` ((n+1)!)/((n+2)xx(n+1)! - (n+1)!) = 1/2 hArr` ` ((n+1)!)/((n+1)!xx((n+2) -1))=1/2 hArr` `1/((n+2)-1) = 1/2 hArr` `1/(n+1)=1/2 hArr` `n+1=2 hArr` `n=1`.
O "truque" é tentar fazer aparecer no denominador o fatorial `(n+1)!` para que este possa cortar com o numerador e assim simplificar a fração.
Boa tarde!
No exemplo 2 de simplificar fatoriais, quando temos n>=0 ^ n-1>=0 , que depois fica n>=0 ^ n>=1 , por fim, o n fica sempre maior ou igual ao número maior neste caso 1, ou seja, n>=1, certo? Desculpe não estar a ser muito explícita, mas é um pouco complicado. Desde já, muito obrigada.
Olá Sofia,
Foste bastante explicita, percebi perfeitamente a tua dúvida. E a resposta é sim. Mas o ideal (para que não fiques confusa) é pensar da seguinte forma: repara que ao termos `n>=0 ^^ n>=1` estamos na presença da interseção de dois conjuntos `[0,+oo[ nn [1, +oo[`. O resultado desta interseção resulta no conjunto `[1, +oo[` que representa a condição `n>=1`. Espero ter sido tão claro, como foste a expor a dúvida.
No exercício 12, havia alguma forma de chegar ao resultado através da fórmula? Teria dificuldade em estar a ver quantas formas de os colocar já tinham sido repetidas. Obrigada!
Olá Sara,
Não é tão complicado como parece! Só tens que te lembrar que neste tipo de exercícios de distribuição de lugares numa mesa redonda é sempre necessário fazer a divisão. Assim, anulamos os casos em que os participantes rodam de lugar. Se for uma mesa retangular isso já não acontece. Por isso, numa mesa redonda, com por exemplo 10 lugares, no final temos que nos lembrar de dividir por 10 para eliminar as posições repetidas. Espero que tenhas ficado esclarecida.
Bom dia!
Agradecia a ajuda que me pudesse dar com a resolução do seguinte exercício:
Dez livros de Matemática e cinco de Física vão ser dispostos, lado a lado, numa prateleira. De quantas formas distintas se podem arrumar os livros, de modo que não fiquem dois livros de Física, lado a lado.
Olá Ivone,
Normalmente só respondo a dúvidas relacionadas com os exercícios propostos. Não querendo dar-te a resposta, dou-te o seguinte conselho: usa o acontecimento contrário. Isto é, tenta contar de quantas formas distintas consegues arrumar os livros, garantindo que pelo menos 2 livros de Física fiquem juntos. Quando conseguires isso, basta subtrair esse número ao número total de maneiras de arrumar os livros.
Boa tarde. Podia explicar outra vez porque é que no exercício 13 não se divide por 5 sff?
Olá Cláudia,
Isso acontece, porque no exercício 13, as pessoas vão estar dispostas em círculo. Repara que se não estivessem dispostas em círculo, mas sim numa fila, então a forma como poderia dispor aquele conjunto de duas raparigas e três rapazes seria 5 vezes maior. Este é um pormenor importante a ter em conta, sempre que existe uma disposição circular. Vê o inicio do vídeo com atenção, porque é explicado ao pormenor este conceito.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.