Aulas > 12º ano > Cálculo Combinatório > Aula nº 6

Triângulo de Pascal. Construção e interpretação.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 6 / Total: 7
ant. voltar seg.

Introdução

É atribuido a Blaise Pascal a invenção da primeira calculadora mecânica, conhecida pelo nome de pascalina. No entanto, Pascal assim como o matemático italiano Tartaglia, têm o seus nomes associados ao conhecido Triângulo de Pascal. Ambos recorreram a este triângulo numérico na realização de muitos dos seus trabalhos. São várias as referências documentais a este triângulo por civilizações ainda mais antigas, algumas cerca de 2000 anos antes de Pascal. Existem várias relações numéricas que se podem obter a partir do Triângulo de Pascal, uma delas são os termos da conhecida sucessão de Fibonacci.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 7 comentários/dúvidas.
19 de Dezembro de 2014, 19h00

Mensagem de Ana

Não venho colocar nenhuma dúvida, apenas agradecer as suas explicações de matemática e os exercícios resolvidos que me ajudaram a perceber melhor o funcionamento do triângulo de pascal.

21 de Dezembro de 2014, 14h50

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ana,
Obrigado pelas palavras de agradecimento.
Votos de boas notas!

03 de Janeiro de 2015, 11h31

Mensagem de Teresa

Eu também achei este site muito útil. Já utilizava outros mas acho que aqui os assuntos estão mais organizados e como todos os exercícios de matemática que estão disponíveis têm a resolução em vídeo isso ajuda-nos imenso quando não sabemos muito bem como começar. As vezes basta vermos os primeiros passos da resolução para saber logo qual é o caminho a seguir. Adorei as explicações espero que possam continuar a acrescentar mais e mais exercícios. Estou confiante numa boa nota no exame nacional.

06 de Janeiro de 2015, 09h41

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Teresa,
Fico contente por poder ajudar a esclarecer as vossas dúvidas em matemática.
Boa sorte para o Exame Nacional!

04 de Setembro de 2016, 20h07

Mensagem de jonathan nascimento

Muito obrigado estou no 2º ano e tinha que procurar 15 exemplos de exercícios com o triangulo de pascal e explicar para a turma, e aqui consegui tudo o que precisava, muito obrigado, vcs vão longe desse jeito.

09 de Janeiro de 2017, 21h21

Mensagem de Alex

Na 12º pregunta era possivel igualar o nC2 a 55 e resolver como equação através da formula (n)!/(n-p)!p! ?

10 de Janeiro de 2017, 09h30

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Alex,
A resposta é sim. No meu entender dá um pouco mais de trabalho do que a resolução proposta no vídeo, mas é perfeitamente viável. Resolvendo essa equação obtens o valor de `n` e rapidamente ficas a saber qual é o penúltimo elemento dessa linha do Triângulo de Pascal. Um das coisas que eu gosto na matemática é que não existe um só caminho para chegar à solução de um problema. Cada um de nós pode escolher um percurso diferente e chegar ao mesmo destino!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.