Aulas > 12º ano > Probabilidades (conteúdos do antigo programa) > Aula nº 1

Distribuição de probabilidades. Tabelas de distribuição.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 1 / Total: 3
voltar seg.

Introdução

Um dos objetivos da Estatística é o estudo de características comuns aos elementos de uma população (não necessariamente pessoas). Essas características, também chamadas caracteres estatísticos, assumem diferentes valores de indivíduo para indivíduo e podem ser quantitativas (discretas ou contínuas) ou qualitativas. Aos caracteres quantitativos é costume chamar variáveis estatísticas.

A atribuição de probabilidades aos valores que uma variável aleatória toma é feita através dos acontecimentos que lhe estão associados. Pode ser obtida por via experimental, através das frequências relativas, ou admitindo um modelo de probabilidade para a experiência aleatória em causa. Ao corresponder a cada valor de uma variável aleatória a probabilidade da variável tomar esse valor, estamos a definir uma função que se chama distribuição de probabilidades.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
15 de Abril de 2015, 21h05

Mensagem de Rita Santos

Boa noite. Desde já gostaria de felicitá-lo pelo excelente trabalho desenvolvido neste site. Já deixei a secundária há alguns anos e, este ano vou realizar o exame nacional de matemática e é por aqui que tenho reaprendido toda a matéria e estou confiante de que vou conseguir uma boa nota no exame.

Em relação à minha dúvida, refere-se ao facto de não conseguir encontrar a resolução do segundo exercício, indicado no vídeo. :/
Não está cá em baixo nos exercícios resolvidos...

16 de Abril de 2015, 09h36

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rita,
Obrigado pelas palavras de apreço e desde já os meus votos de boa sorte para o exame de matemática. Espero que tenhas uma excelente nota, que esteja à altura das tuas expectativas e que consigas entrar para a universidade no curso desejado.
Em relação ao último exercício da aula, tens razão, por lapso nosso, não existe o vídeo com a sua resolução. Em todo o caso, penso que para já, são suficientes para praticar, os 14 exercícios resolvidos que disponibilizamos.
Coragem e não desista

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.