Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Parte da obra do matemático francês Pierre de Fermat foi divulgada durante a sua vida, através da correspondência que trocava com outros matemáticos da época.
Em junho de 1638, numa carta dirigida a Descartes, Fermat explica como constrói uma reta tangente a uma curva: dado um ponto `P` de abcissa `a`, pertencente à curva, considera acréscimos `E` para a abcissa `a`, concluindo que os pontos de coordenadas `(a + E, f(a+E))`, quando E se aproxima do zero, estão tão próximos de `P` que se podem considerar como pertencentes à reta tangente à curva no ponto `P`.
Foram estas ideias a base do conceito de derivada que mais tarde evoluiu com outros matemáticos e outras notações.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Bom dia.
Quanto à afirmação: "tmv no intervalo de a a b fechado é maior que 0, entao f é crescente no intervalo a,b fechado", diria que é uma afirmação verdadeira, e apenas a considerava incorreta caso a afirmação incluisse, em vez de crescente, estritamente crescente. Pode-me esclarecer esta dúvida?
Previamente grata e parabéns pela excelente plataforma de apoio.
Olá Joana,
A afirmação é falsa. Apesar da Taxa Média de Variação ser maior que zero num determinado intervalo, não podemos afirmar que a função seja crescente ou estritamente crescente nesse intervalo. Repara na função que está nesta imagem. A TMV é maior que zero no intervalo `[-3,1]` e no entanto a função não é crescente nem decrescente nesse intervalo. A única coisa que podemos garantir na tua afirmação, é que a imagem do objeto b é maior que a imagem do objeto a, ou seja, `f(b) > f(a)`. Espero ter ajudado!
Sim, ajudou. Muito obrigada.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.