Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
O problema da determinação de retas tangentes a curvas (gráficos de funções) e o cálculo da velocidade instantânea num movimento, levou a que Gottfried Leibniz e Isaac Newton chegassem, em simultâneo e por vias diferentes, ao conceito de derivada.
No 11º ano estudaram-se as funções derivadas de funções polinomiais de grau menor ou igual a 3 e de algumas funções fraccionárias muito elementares. Vamos recordar essas derivadas.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa tarde! No exercício 6 não seria possível aplicar o caso notável no divisor?
Olá Tiago,
Normalmente neste tipo de cálculos que envolvem derivadas, nunca se desenvolve o denominador. Sim, podia-se aplicar o caso notável ao denominador, mas como isso não iria tornar a expressão final mais simples, simplesmente não se faz. Até porque, se mais tarde for necessário calcular os zeros da derivada, fica muito mais simples calculá-los desta forma, do que se tivesse sido aplicado o caso notável e tivéssemos feito o desenvolvimento daquele binómio.
Entendido, obrigado :)
Olá!
No exercício 3 não percebo a derivação do produto (a2.ln(x)). Este 2 é em expoente.
Se me poder explicar, agradecia.
Olá Catarina,
Repara que para calcular a derivada deste produto `a^2.ln(x)` não é necessário aplicar a regra de derivação de um produto, uma vez que estamos a multiplicar uma constante (o exercício 3 refere que `a` é um número real) por uma função, e sendo assim aplicamos a seguinte regra:
`(kf)' = kf'` logo `(a^2.ln(x))' = a^2.(ln(x))' = a^(2) . 1/x`.
Apenas foi necessário derivar a função logaritmo natural, aplicando a correspondente regra. A constante `a^2` manteve-se inalterada. Espero ter ajudado!
Olá Professor,
Tenho uma dúvida no exercício 8, mais precisamente no cálculo da derivada de 5x^6.
De acordo com a definição de derivada de (u^n), temos: n x (u^n-1) x u' .
Portanto, a derivação de 5x^6 não seria: 6 x (5x^5) x 5x' = (30x^5) x 5 = 150x^5?
O 5x não é o "u" da operação?
Nas aulas, foi dado a entender que "u" é o equivalente à expressão que inclui a variável. Se me pudesse esclarecer agradecia.
Parabéns pelo site!
Olá Vitor,
Eu entendo a tua confusão. Para perceberes melhor o teu erro, repara nestes dois exemplos, em que estou a calcular a derivada de uma potência com expoente natural. Tenta entender porque motivo o resultado é diferente:
`(2x^4)'=4xx2x^3xx(x)'=8x^3`
`((2x)^4)'=4xx(2x)^3xx(2x)'=8xx(2x)^3=64x^3`
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.