Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Os números complexos foram mal aceites durante muitos anos e apenas admitidos como expediente de cálculo, sem “dignidade numérica”. A “dignidade numérica” só foi reconhecida quando se conseguiu uma “realização visual” dos números complexos. Esse passo foi dado pela primeira vez em finais do século XVII por um topógrafo norueguês, Gaspar Wessel, mas não teve a devida divulgação. Passados alguns anos, o francês Robert Argand tem a mesma ideia e é a ele que é frequentemente atribuída a glória da “realização visual” dos números complexos.
A originalidade de Wessel, na sua representação de números complexos no plano, reside no facto de ele considerar expressamente um eixo para situar os imaginários puros (e não o coeficiente da parte imaginária). No outro eixo representam-se os números reais. A um plano com um sistema de eixos como o descrito chama-se plano complexo, também referido como plano de Argand ou ainda plano de Argand-Gauss. No plano complexo, as imagens dos números reais ficam representadas no eixo das abcissas que, por essa razão, se chama eixo real. As imagens dos imaginários puros ficam representadas no eixo das ordenadas, a que vamos chamar eixo imaginário.
ATENÇÃO
Nos novos programas de Matemática A, a forma de representar um número complexo na forma trigonométrica sofreu alterações. Já não se utiliza a notação: `z = rho.cis(theta)`.Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa tarde,
Gostaria de saber como se passa da forma algébrica para a forma trigonométrica na forma de z=|z|eiθ?
Muito obrigada.
Olá Bárbara,
Apesar da notação de números complexos na forma trigonométrica ter sofrido uma alteração em relação ao anterior programa, o método para passar da forma algébrica para a forma trigonométrica continua o mesmo. Nesta aula, temos dois vídeos que ensinam precisamente isso. A única alteração surge do facto de nos vídeos aparecer a notação antiga. De resto, continua a ser necessário calcular o módulo do número complexo, bem como o seu ângulo e para isso basta seguir os passos que o vídeo mostra. Se mesmo assim tiveres dúvidas, não hesites em perguntar.
Os números complexos foram mal aceites há um erro de concordância
Olá, boa tarde,
Em antes de mais, gostaria de agradecer por todo o excelente conteúdo deste site, o qual ajuda imenso à aprendizagem dos alunos no que toca à Matemática.
Gostaria de colocar uma questão: seguindo a nova notação da forma trigonométrica z = |z|e^iθ, nos exercícios práticos, o "e" continua "e" ou deve assumir algum valor? Isto é, por exemplo, z = |2|e^i(π/2) o "e" fica assim?
Muito obrigado pela atenção!
Olá Mário,
Na "nova" notação utilizada na forma trigonométrica, o número `e` faz parte da própria fórmula, assim sendo ele não deve ser substituído por nenhum valor. Chamo à atenção que o `e` refere-se à constante de Euler, cujo valor é de aproximadamente `2,7182`.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.