Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
O ângulo é a região do plano delimitada por duas semiretas com a mesma origem. Essas duas semiretas dividem sempre o plano em duas regiões distintas. Uma delas é conhecida por ângulo convexo enquanto que a outra é conhecida por ângulo côncavo. Por convenção, sempre que nos referimos a um ângulo, se nada for dito em contrário, estamos a falar do ângulo convexo.
Os ângulos podem ser classificados de diversas formas. Uma dessas formas está relacionada com a amplitude do ângulo. Assim, consoante a amplitude, temos ângulos agudos, retos, obtusos, rasos e giros. Se quiser imprimir um resumo desta classificação poderá fazê-lo acedendo à página com a Classificação dos Ângulos.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
A explicação sobre a forma como se dá nome aos ângulos (segundo o movimento dos ponteiros do relógio) pareceu-me confusa e ainda fiquei com a impressão que na sequência, a Inês confundiu-se. Além disso, não ficou claro que na resolução dos exercícios esse critério tenha sido utilizado. Gostaria que comentasse.
Olá João,
De facto essa convenção nem sempre é utilizada. Já vi manuais de diferentes editoras a utilizarem diferentes formas de nomear os ângulos. Acho que é algo que não é consensual ou então não há grande cuidado em relação à sua utilização. Em todo o caso, se estiver interessado em conhecer a forma correta de nomear os ângulos, aconselho a leitura do seguinte artigo que penso que irá ser esclarecedor.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.